O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas) anunciou, ontem, os nomes de mais duas mulheres para compor seu quadro de auxiliares, sendo a jornalista Nena Martins para a secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e a ex-vereadora Raíssa Lacerda para a secretaria-executiva de Cidadania e Direitos Humanos. O anúncio do gestor derrubou “fake news” que haviam sido espalhadas por adversários políticos sobre participação feminina na sua gestão. A deputada estadual Estelizabel Bezerra, do PSB, por meio da assessoria e de redes sociais, insinuou que o gestor recém-empossado havia extinto a secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.
Nena Martins foi presidente, por seis anos, do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres. Jornalista e radialista, tem passagens pela extinta TV O Norte, TV Cidade, Sistema Correio de Comunicação e diversas emissoras de rádio da Paraíba. Enquanto isso, Raíssa Lacerda, formada em Pedagogia, foi vereadora de João Pessoa por três mandatos, tendo exercido, ainda, a primeira secretaria da Câmara Municipal no biênio 2016-2018. Assessores do prefeito Cícero Lucena lamentam que adversários políticos e aliados de candidatos derrotados nas últimas eleições em João Pessoa tentem repassar inverdades para a população com o intuito de tumultuar os primeiros passos da gestão do progressista. Ressaltam que entre os primeiros nomes anunciados por Cícero para o secretariado figuraram Socorro Gadelha (Habitação) e América Assis (Educação).
O sucessor do ex-prefeito Luciano Cartaxo (PV) revelou a captação de recursos para investimentos na área do Turismo nos últimos dias, por parte da sua gestão recém-empossada. Entre a eleição, em segundo turno, no dia 29 de novembro, e a posse, na última sexta-feira, foi concedido o empenho de R$ 47 milhões para investimentos turísticos na Capital. “Vamos cuidar do turismo, nossa vocação natural, valorizar e incentivar os empreendedores, tornar o turismo local prioridade nos investimentos como matriz do desenvolvimento econômico, geradora de oportunidades, empregos e progresso”, asseverou Cícero. Ele destacou, ainda, a prioridade maior nos primeiros meses, concernente à Saúde Pública, com a cruzada de enfrentamento ao coronavírus. Nessa fase, o prefeito vai dar atenção ao plano de vacinação em massa submetido a autoridades de Saúde Pública do governo federal.
O Diário Oficial do Município já apresentou novidades em relação à estrutura organizacional da administração pessoense. O prefeito Cícero Lucena autorizou, por exemplo, o desmembramento da secretaria municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), comandada pelo deputado estadual Felipe Leitão (Avante) e autorizou a criação da secretaria municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Pelo ato publicado, a estrutura da nova secretaria, o Fundo Municipal de Assistência Social e as políticas públicas de assistência social saem da competência da Sedes, em cuja esfera permanecem as cozinhas comunitárias, lavanderias comunitárias, banco de alimentos e restaurantes populares. O prefeito tem dito a interlocutores que aposta, muito, numa ofensiva de obras e serviços de impacto em João Pessoa, em estreita articulação com o governador João Azevêdo, com quem tem dialogado.