Nonato Guedes
A bancada paraibana no Senado será ocupada totalmente por suplentes, com a ascensão da ex-deputada federal Nilda Gondim ao mandato titular, temporariamente, em virtude de licença requerida por José Maranhão (MDB), em tratamento em São Paulo por causa da covid-19. As outras duas vagas do Estado no Senado estão atualmente ocupadas por Ney Suassuna, suplente do senador Veneziano Vital do Rêgo (sem partido) e pela professora Nailde Panta, que assumiu esta semana a cadeira da senadora Daniella Ribeiro (Progressistas). Daniella e Veneziano requereram licença de quatro meses em setembro do ano passado para se dedicar ao processo eleitoral. O filho da senadora, Lucas Ribeiro, foi candidato a vice-prefeito em Campina Grande, tendo sido eleito na chapa encabeçada por Bruno Cunha Lima (PSD), vitoriosa em primeiro turno.
Já Veneziano Vital do Rêgo empenhou-se ativamente na campanha da mulher, Ana Cláudia, a prefeita, pelo Pros. Ana Cláudia ficou em segundo lugar na disputa. Seu marido aproveitou a licença, também, para demandar articulações sobre seu destino partidário, formalizando desfiliação dos quadros do PSB e se mantendo sem legenda enquanto examina convites e alternativas no cenário paraibano. No MDB há forte expectativa de que Veneziano retorne aos quadros da legenda, como já admitiu o ex-governador Roberto Paulino, observando que será um reforço valioso para a agremiação. No lugar de Daniella Ribeiro, assumiu inicialmente o mandato, com sua licença, Diego Tavares, que é o primeiro suplente, mas ele deixou o cargo depois que foi nomeado para a gestão do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas) à frente de uma secretaria. Nailde Panta, a rigor, permanece 15 dias no mandato.
Diego Tavares avaliou que foi produtiva a sua passagem pelo Senado no período de cerca de 90 dias substituindo Daniella Ribeiro. “Pude participar de grandes debates nacionais e encaminhar pleitos de interesse da Paraíba”, resumiu ele. A senadora Daniella Ribeiro, enquanto espera vencer-se o período de licença que formalizou junto à Mesa do Senado, continua participando, ativamente, de missões políticas. Ela fez uma visita, em Campina Grande, ao prefeito Bruno Cunha Lima (PSD), inteirando-se dos primeiros dias de gestão e de demandas que precisam ser encaminhadas em Brasília e em outros fóruns para atender a projetos de interesse da população campinense. “Estou inteiramente à disposição para colaborar”, pontuou a senadora licenciada.