Nonato Guedes
O novo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), na opinião de assessores, já deu uma amostra, em dez dias (completados hoje) do ritmo que marca a sua terceira gestão à frente dos destinos da Capital. “A característica é o dinamismo na solução de problemas, aliado ao empenho para promover parcerias com diferentes segmentos, que possam carrear benefícios para João Pessoa”, define o secretário de Comunicação, Marcos Vinícius, observando que o modelo posto em prática reproduz o figurino das gestões anteriores, acrescido de inovações coerentes com os desafios modernos que a Capital enfrenta e cujo encaminhamento a população cobra.
O ponto alto da estratégia desencadeada pelo prefeito Cícero Lucena, ainda de acordo com sua assessoria, tem sido o entrosamento constante com a administração do governador João Azevêdo (Cidadania) na discussão de ações comuns para favorecer bairros e outros logradouros de João Pessoa, com isto suprindo lacunas que ocorriam até então por dificuldade de diálogo. O ex-prefeito Luciano Cartaxo (PV), que governou por oito anos, não avançou na relação institucional, quer com o governo Ricardo Coutinho (PSB) quer com o governador João Azevêdo, o que fez com que pendências urgentes ficassem encalhadas, sem o devido equacionamento. A preocupação de Cícero, como nota o secretário Marcos Vinícius, foi, justamente, a de desentravar pleitos e facilitar iniciativas.
A prioridade que tem sido dada à saúde nas primeiras semanas da nova gestão em João Pessoa não tem prejudicado a atenção reclamada por serviços de infraestrutura e obras de saneamento básico, além de melhorias na sinalização de ruas e avenidas. A secretaria de Educação, dirigida pela professora América de Assis, tem atuado de acordo com a orientação direta do prefeito para começar a normalizar o calendário nas escolas da rede pública, de forma híbrida e dentro de regras sanitárias rigorosas com vistas a evitar a contaminação de professores, alunos e funcionários pelo coronavírus. A nova gestão tem investido maciçamente nas ações da área da Saúde, a partir da liberação de leitos em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para atender não apenas a vítimas de covid-19 mas a portadores de outras doenças, conforme diretrizes do secretário Fábio Rocha.
O governador e o prefeito garantiram, na quarta-feira, a chegada da vacina contra a covid-19 ainda neste mês de janeiro. Isto ocorreu durante reunião que tiveram para celebrar parcerias em diferentes áreas, inclusive no campo tecnológico. Foi anunciada a criação do programa “Opera João Pessoa”, que tem como objetivo zerar a fila de cirurgias eletivas na Capital, destacando-se, ainda, a parceria para solucionar problemas da falésia do Cabo Branco. As duas gestões estão integradas, ainda, na deflagração de projetos e de iniciativas para reativação de atividades do setor produtivo, que foi bastante afetado pela crise derivada da pandemia de covid. O prefeito Cícero Lucena considera que, emergencialmente, podem ser implementados programas de geração de emprego e renda, como estímulo à retomada da atividade empreendedora.
O esforço desenvolvido pelo prefeito Cícero Lucena envolve, ainda, o engajamento de representantes de João Pessoa e da Paraíba na bancada federal no Congresso, quer no Senado, quer na Câmara. Emissários políticos do gestor da Capital têm estreitado, ao mesmo tempo, a articulação com a Câmara Municipal e com deputados representantes de João Pessoa na Assembleia Legislativa, para que fortaleçam ações indispensáveis ao desenvolvimento local. Em declarações à imprensa, o prefeito Cícero Lucena avaliou como promissores os projetos que estão sendo encaminhados, do ponto de vista da obtenção de resultados a curto prazo. Nas reuniões periódicas com auxiliares, tem insistido na coesão e eficácia de ações planejadas. E acredita que alcançará êxitos, também, na articulação que já ensaiou com prefeitos de municípios que compõem a Grande João Pessoa, cujos desafios, conforme ele, podem ser administrados de forma conjunta, “respeitadas as peculiaridades das respectivas cidades”.