Nonato Guedes
O senador Veneziano Vital do Rêgo (sem partido) oficializa hoje seu retorno aos quadros do MDB, fato que coincide com a ascensão de sua mãe, Nilda Gondim, ao mandato titular, na vaga de José Maranhão, que se recupera no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, de complicações da Covid-19. A informação sobre o reingresso de Veneziano nas hostes emedebistas foi dada pelo senador Eduardo Braga (AM), líder do partido no Senado Federal, que falou da alegria pelo acontecimento. Veneziano foi eleito em 2018 pelo PSB mas deixou o partido no final do ano passado, alegando incompatibilidades.
A suplente de deputada Nilda Gondim, filiada ao MDB, qualificou como “felicidade indescritível” a sua efetivação na titularidade em paralelo com o reingresso do filho na legenda. Ela ponderou, no entanto, que assume numa situação adversa pela ausência de José Maranhão, que é o presidente do diretório regional do partido, mas que compartilha a corrente de orações pelo restabelecimento da saúde do parlamentar. Um boletim médico expedido nas últimas horas pela equipe que assiste José Maranhão em São Paulo considera delicada a situação de Maranhão, embora estável. Nilda Gondim falou do seu compromisso em defender as reivindicações de interesse da Paraíba na tribuna do Senado Federal. “Meu objetivo é o de corresponder às expectativas do povo e representar bem o nosso Estado”, salientou Nilda Gondim, que já exerceu a deputação federal em outra legislatura.
Além de Nilda e Veneziano, o “clã” teve como senador Vital do Rêgo Filho (Vitalzinho), atualmente exercendo função de ministro do Tribunal de Contas da União. O pai dos dois, Antônio Vital do Rêgo, foi deputado federal e se destacou, também, em outros cargos públicos e na disputa de mandatos eletivos na cidade de Campina Grande. Nas eleições municipais do ano passado, a mulher de Veneziano, Ana Cláudia, concorreu à prefeitura pelo “Podemos”, ficando em segundo lugar, abaixo do vitorioso, Bruno Cunha Lima (PSD), que ganhou em primeiro turno.