Nonato Guedes
Velado na tarde de ontem no cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa e transportado à noite para o município de Monteiro, onde as homenagens continuam, o sepultamento do corpo do deputado estadual João Henrique (PSDB) ocorre na manhã de hoje na cidade do cariri paraibano que ele representou por diversos mandatos na Assembleia Legislativa do Estado. João Henrique faleceu na terça-feira, vítima de complicações provocadas pela Covid-19. Para a realização do velório foram seguidos todos os protocolos sanitários de prevenção à doença. O presidente da ALPB, Adriano Galdino, decretou luto por oficial por sete dias e declarou: “Para nós e para a Paraíba fica o legado de seu trabalho, que foi marca registrada em sua vida”.
A deputada federal Edna Henrique, esposa de João Henrique, comentou, no velório: “É um momento difícil, onde tentamos encontrar palavras para falar sobre João Henrique. Ele é o amor da minha vida, o homem que me deu uma família belíssima e que cuidava de todos nós. Tudo ele fazia por amor e com amor. São muitas as histórias que temos juntos”. O filho, Michel Henrique, bastante emocionado, comprometeu-se, diante de jornalistas, a dar continuidade ao legado do pai. O primeiro momento do velório foi reservado para a família e, logo em seguida, o local foi aberto ao público. Diversas autoridades estiveram presentes, transmitindo solidariedade. Nos depoimentos, o consenso de que a região do cariri tornou-se cada vez mais órfã, politicamente, sendo lembrada a morte, no ano passado, do deputado Genival Matias, que encampou os pleitos e reivindicações da população caririzeira.
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, do PP, mencionou lutas políticas memoráveis de que participou ao lado de João Henrique quando era filiado ao PSDB. “João Henrique e sua família contribuíram para a vida pública no nosso Estado, nas missões, nos mandatos que eles representam para o nosso povo. Ele tem história, trabalho e dedicação. Perdemos um parlamentar e um amigo”, acrescentou Cícero Lucena. O deputado estadual Wilson Filho, do PTB, também lamentou a morte do colega e se solidarizou com a família. Frisou que a população da região de Monteiro tinha muito carinho e reconhecimento por João Henrique, pela sua sensibilidade para com os mais necessitados. Raniery Paulino, do MDB, enfatizou a amizade que tinha com o deputado. “Ele começou como um colega e terminamos tendo uma grande relação de amizade. Vim em meu nome, do MDB e da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Ele sempre teve posições muito claras e de muita firmeza e não poderíamos deixar de prestar-lhe homenagens”, explicou.
O deputado Chió afirmou: “Perdemos mais um companheiro nessa legislatura, um grande político e um grande homem, que foi, sem dúvida, um exemplo para todos nós, principalmente para mim, pela circunstância de estar no primeiro mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba. O governador João Azevêdo (Cidadania) também manifestou suas condolências aos familiares e a toda a população do Estado, ressaltando o espírito público que norteou a atuação de João Henrique, principalmente na defesa dos interesses da população do cariri. Além de autoridades e políticos, pessoas do povo fizeram questão de manifestar pesar pela morte de João Henrique, em ligações para programas de emissoras de rádio da Capital e de cidades do interior. Um laudo divulgado ontem mostrou que o deputado estava curado da Covid e que o óbito foi em decorrência de choque séptico, pneumonia bacteriana e complicações derivadas de diabetes melitus. Ele faleceu por causa de “comorbidades” que foram agravadas com a doença, segundo a doutora Stephanie Itala Rizk, do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde o parlamentar estava internado.