Nonato Guedes
Causou protestos nas redes sociais a divulgação de vídeo em que o prefeito Abmael de Sousa (Doutor Verissinho), da cidade de Pombal, no sertão paraibano, aparece como o primeiro vacinado contra a Covid-19 em seu município. As imagens, divulgadas nas redes sociais do gestor, renderam a “Doutor Verissinho” o apelido de “fura-fila” e o fato chegou a ser reprovado pela Secretaria de Saúde do Estado, através da assessoria de imprensa, sob alegação de que houve desobediência ao cronograma fixado com atendimento a grupos prioritários nesta fase inicial, em que é pequena a quantidade de vacinas encaminhadas ao Estado.
Os grupos prioritários incluem profissionais da área da Saúde, que estão, efetivamente, na linha de frente do combate ao coronavírus, passíveis de contaminação ou de sequelas decorrentes da transmissão da doença. Antecedendo a distribuição dos imunizantes na Paraíba, no começo desta semana, o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, chegou a fazer um apelo aos prefeitos municipais para que evitassem “furar filas” no interior do Estado, diante de informações chegadas à secretaria de que havia movimentação nesse sentido, inclusive por parte de deputados, que desejavam privilegiar parentes e familiares.
A campanha de vacinação na Paraíba foi aberta ontem, em João Pessoa, com a imunização simbólica de uma enfermeira que atua no Hospital Clementino Fraga e de um indígena da reserva de Marcação, no litoral Norte. Tanto o governador João Azevêdo (Cidadania) como o prefeito Cícero Lucena (PP) prestigiaram o evento, além de outras autoridades e parlamentares. Abmael de Sousa é médico e tem 66 anos mas não se encaixaria nos critérios do Ministério da Saúde para a primeira fase de vacinação. A assessoria do prefeito informou à imprensa de João Pessoa que o alcaide tomou a vacina porque fez atendimentos na Policlínica municipal e porque atende pessoas, em seu consultório, inclusive pacientes com Covid-19. A cidade de Pombal recebeu duzentas e oitenta e duas doses da vacina e o atendimento a pacientes de Covid lá ocorre no Hospital Regional, não na Policlínica ou em consultórios particulares.