Nonato Guedes
O deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB), presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico da Assembleia legislativa, informou que articula reunião com entidades do setor de turismo e representantes do governo do Estado e prefeitura municipal de João Pessoa para debater as dificuldades enfrentadas nesse período de pandemia de Covid-19 e o pós-pandemia. “Vamos completar um ano de enfrentamento à pandemia e, mais do que nunca, precisamos discutir sobre como o turismo da Paraíba vai superar esse momento. Temos grande potencialidade e o turismo tem a capacidade de resgatar nossa economia”, frisou o parlamentar.
Segundo Eduardo Carneiro, dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apontaram que o setor de turismo no Brasil perdeu R$ 51,5 bilhões em faturamento durante a pandemia entre os meses de março e novembro de 2020. O valor corresponde a 33,4% a menos nas receitas do setor turístico em comparação ao mesmo período do ano de 2019. Os dados apresentados pela FecomercioSP levam em consideração os setores aéreo, hoteleiro, serviço turístico, de transporte, atividades culturais, recreativas e esportivas. O parlamentar destacou ainda que, além de dialogar sobre as dificuldades enfrentadas por quem atua junto ao turismo da Paraíba, a ideia é também debater ações para fortalecer e impulsionar as atividades para o pós-pandemia.
– Sabemos que a pandemia ainda vai durar por um tempo até que toda a população esteja imunizada, mas se faz necessário lembrar que planejamento é essencial para mudar a realidade. O objetivo é que juntos possamos retomar com êxito as atividades turísticas do nosso Estado – reforçou. Eduardo Carneiro salientou, ainda, que deve ser levada em conta, nas discussões a serem encetadas, a viabilidade de retomada das atividades turísticas dentro do próprio Estado, “que possui variadas opções de passeios turísticos a exemplo da Rota Cultural Caminhos do Frio”. Carneiro disse esperar que haja sensibilidade por parte do Poder Público, tanto a nível estadual quanto municipal, na efetivação de medidas que incrementem o setor turístico, compensando-o dos prejuízos causados em decorrência do impacto da Covid-19 nos segmentos produtivos paraibanos.