Nonato Guedes
O deputado federal Gervásio Maia (PSB-PB) afirmou que a eleição do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) para presidente da Câmara em fevereiro é fundamental para garantir a independência do Poder diante “dos arroubos autoritários do governo Jair Bolsonaro”. Salientou que Baleia Rossi tem compromisso assumido com a autonomia da Casa e com a administração colegiada, em que pretende auscultar parlamentares antes de tomar decisões relevantes. “É cada vez maior o consenso entre integrantes de diferentes partidos de que a Câmara não pode se constituir em “puxadinho” do Planalto para atender a interesses do presidente da República”, esclareceu.
Na semana passada, quando da vinda de Baleia Rossi a João Pessoa, o deputado socialista fez questão de acompanhá-lo, juntamente com outros colegas, na reunião mantida com o governador João Azevêdo na Granja Santana, residência oficial do governador do Estado. O tema predominante no encontro foi a questão federativa, com o governador expondo reivindicações para defesa de pleitos dos Estados e municípios que ainda não tiveram encaminhamento desejado. O candidato a presidente da Câmara garantiu que está comprometido com essa agenda e foi mais além ao prometer se empenhar pela redução das desigualdades que afetam Estados de regiões como o Nordeste e o Norte.
Gervásio Maia, que é crítico contundente do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), destacou a importância da mobilização dos parlamentares e de outras lideranças da sociedade para barrar propostas antipopulares que estariam sendo arquitetadas no círculo do poder em Brasília. Ao mesmo tempo, registrou sua condenação à estratégia adotada pelo Planalto no que diz respeito à condução da política de enfrentamento ao novo coronavírus. Considera que faltou planejamento por parte da equipe de Bolsonaro e exemplificou que os desencontros ocorridos em relação ao Plano de Imunização contribuem para agravar a situação de insegurança que a população brasileira vive. No domingo, o parlamentar, juntamente com o deputado federal Frei Anastácio Ribeiro, do Partido dos Trabalhadores, participou da carreata de protesto contra Bolsonaro em João Pessoa. “Ninguém aguenta mais tanta omissão e negligência desse Desgoverno”.
Gervásio Maia tem reivindicado, também, sensibilidade por parte do governo e do Congresso quanto a reivindicações pelo retorno do pagamento do auxílio emergencial a trabalhadores que são classificados em situação de vulnerabilidade como consequência da pandemia de Covid-19. Ao reforçar os argumentos da necessidade de uma “Câmara Independente”, ele deixou claro que, no início da concessão do benefício do auxílio, o governo Bolsonaro relutou em fixar valores mais compatíveis com as necessidades dos carentes. “O governo somente cedeu no valor maior porque foi “peitado” pelos deputados”, argumentou. Além de Baleia Rossi, visitou a Paraíba um outro candidato forte à presidência da Câmara, Arthur Lira, do PP de Alagoas. Integrantes da bancada federal paraibana admitiram que os votos dos doze deputados estão divididos e consideraram imprevisível qualquer prognóstico. Mesmo assim, tanto Baleia Rossi quanto Arthur Lira saíram do Estado dizendo-se confiantes no apoio da maioria dos paraibanos.