O deputado estadual Wilson Filho (PTB) deverá ser confirmado na próxima segunda-feira, dia primeiro de fevereiro, como líder do governo João Azevêdo (Cidadania) na Assembleia Legislativa. Filho do deputado federal Wilson Santiago, o parlamentar sucederá no posto ao deputado Ricardo Barbosa (PSB), que tem outras prioridades a cumprir e que vai pavimentar o terreno para ser candidato a deputado federal nas eleições de 2022. Barbosa, apesar de ter sido ligado ao ex-governador Ricardo Coutinho, rompido com o atual, ganhou a confiança do governador João Azevêdo e seu grupo, pela atuação leal e proativa que desenvolve na Casa de Epitácio Pessoa.
Wilson Filho conduziu o processo político do PTB nas eleições municipais em João Pessoa no ano passado, tendo se lançado pré-candidato a prefeito, mas abrindo mão para apoiar o então candidato Cícero Lucena (Progressistas), vitorioso em segundo turno. Chegou a ser, também, candidato a vice-prefeito da Capital em outra disputa. Ele enfrentará, na Assembleia, uma bancada de oposição que tem expoentes como o deputado Cabo Gilberto Silva e o deputado Wallber Virgolino, que foi candidato a prefeito na disputa do ano passado. Em declarações esta semana, o deputado Cabo Gilberto fez duras críticas ao governo João Azevêdo e cobrou ações eficientes da sua administração, observando que há outras prioridades reclamando urgência além da prioridade do enfrentamento à pandemia do coronavírus.
Na segunda-feira, na Assembleia Legislativa, será realizada eleição para cargos da Mesa Diretora, além da posse dos demais integrantes para o biênio 2021-2022, já eleitos no início de 2019. O presidente da Assembleia, Adriano Galdino, está em entendimento com líderes de partidos e integrantes da Mesa Diretora para a definição do retorno das atividades legislativas. Ele tem destacado que no ano passado, apesar das limitações impostas pela pandemia do coronavírus, a ALPB alcançou um recorde de produtividade na sua história, pela quantidade de proposições apresentadas e pelo caráter de interesse público de medidas que foram aprovadas, até em caráter emergencial. “A Casa de Epitácio Pessoa tem cumprido o seu papel de estar sintonizada com as demandas populares”, ressalta Adriano Galdino, lembrando que têm sido constantes, também, os debates sobre soluções para a crise econômica que se agravou no Estado com os efeitos colaterais da epidemia de Covid-19.