Nonato Guedes
O deputado Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, confirmou para depois de amanhã o reinício das atividades parlamentares em sessão prevista para ocorrer na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sinpol-PB), na rua Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho, 447, Bessa, a partir das 9h30. Os parlamentares irão eleger o segundo vice-presidente e o primeiro-secretário da Casa, cargos que ficaram vagos com o falecimento do deputado João Henrique e com a renúncia do deputado Nabor Wanderley, respectivamente. Logo em seguida, haverá a posse da nova Mesa Diretora para o biênio 2021/2022.
Nabor Wanderley renunciou ao mandato por ter sido eleito para a prefeitura de Patos, na disputa realizada no dia 15 de novembro do ano passado. Sobre a sistemática de funcionamento da Assembleia, neste período de pandemia do coronavírus, Adriano Galdino informou que as sessões ordinárias continuarão acontecendo de forma remota, mas, no primeiro encontro, segunda-feira, as atividades acontecerão de forma presencial para eleger e dar posse aos novos integrantes da Mesa Diretora para o segundo biênio. A opção pela realização na sede do Sinpol se deveu ao fato do plenário do prédio-sede da Casa de Epitácio Pessoa, na Praça dos três Poderes, ser um recinto fechado, sem circulação de ar, e não atender aos protocolos sanitários da prevenção ao contágio da Covid-19.
A sessão de segunda-feira será restrita aos parlamentares, servidores diretamente ligados aos trabalhos legislativos e a profissionais da imprensa previamente cadastrados e em número reduzido para evitar aglomeração. Adriano Galdino ressaltou que apesar das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, a Assembleia Legislativa registrou índice recorde de produtividade no ano passado, com apresentação e debate de proposituras de interesse público e colaboração com o Poder Executivo na aprovação de medidas consideradas indispensáveis para o enfrentamento à doença no Estado. Ele enalteceu a agilidade que o governo do Estado está demonstrando, agora, na fase de vacinação contra a Covid-19 em todos os municípios, através de uma logística montada pela Secretaria de Saúde da Paraíba que possibilita acesso dos mais carentes aos imunizantes disponibilizados. Por outro lado, o governador João Azevêdo exonerou, a pedido, o deputado Hervázio Bezerra (PSB) do cargo de secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer. Com sua saída da pasta estadual, Hervázio retornará às atividades na assembleia Legislativa, não tendo sido anunciado o seu substituto na função.