Nonato Guedes
Do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, ao líder do governo, Wilson Filho, passando por Hervázio Bezerra e Raniery Paulino, foram inúmeras as manifestações de parlamentares estaduais despedindo-se do ex-governador e senador José Maranhão, que faleceu em São Paulo aos 87 anos de idade. Ontem, parlamentares participaram do velório do corpo do senador, no Palácio da Redenção, e destacaram, em conversa com jornalistas, a trajetória política do também ex-deputado federal e ex-deputado estadual. Adriano Galdino, após solidarizar-se com a família, comentou: “A Paraíba perde um grande líder, a política perde um grande exemplo e eu perdi um amigo, um professor”. Maranhão foi deputado estadual por quatro legislaturas, o que levou a direção da Casa a decretar luto oficial de sete dias.
O líder do governo, Wilson Santiago, comentou: “José Maranhão é uma das personalidades mais importantes da história da Paraíba e seu nome estará gravado nos livros para as futuras gerações”. Já o deputado Athaydes Mendes (Branco) expressou: “O nosso Estado hoje está sentindo essa grande perda, de um líder que serviu de ensinamento para todos nós paraibanos. Estamos tristes, mas nos orgulha muito dizer que ele foi o nosso grande representante”. Raniery Paulino, do MDB, vice-líder do governo João Azevêdo (Cidadania), ressaltou: “Aprendi muito com José Maranhão, e quero repassar estas lições para as novas gerações. Neste momento há uma mistura de sentimentos dentro do meu coração, mas há um sentimento que sobressai, o da gratidão pela consideração de sempre. Segura na mão de Deus e vai, meu amigo, meu líder”. Raniery, filho do ex-vice-governador e governador Roberto Paulino, foi companheiro de partido do senador por muitos anos.
O deputado Hervázio Bezerra destacou o trabalho desenvolvido por Maranhão ao longo dos anos. “O Brasil está de luto. Hoje é um dia de dor e tristeza para todo o Estado. Sempre tive uma grande admiração pela atuação dele na política”. Para o deputado Cabo Gilberto, José Maranhão “é uma grande referência da política, que projetou o nome da Paraíba e que fez muito por sua terra”. E acrescentou: “Foram mais de 60 anos de vida pública sem nenhum caso de corrupção”. Também compareceram ao velório os deputados Taciano Diniz, João Gonçalves, Moacir Rodrigues, Camila Toscano, Ricardo Barbosa, Anderson Monteiro, Tovar Correia Lima, vereadores e outras lideranças políticas.
Em Brasília, o deputado federal Gervásio Maia, do PSB, homenageou o ex-governador José Maranhão, lembrando a importância de obras dos seus governos, a exemplo de serviços de eletrificação rural que contribuíram para apagar o último candeeiro e a construção do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, além de adutoras e açudes em todos os Estados. “Não poderia passar pela tribuna Ulysses Guimarães sem falar em José Maranhão. Deixo minhas condolências à família e ao povo paraibano que, neste momento, sente muito a falta do senador José Maranhão”. O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba também se pronunciou. O presidente da Corte, conselheiro Fernando Catão, em nome do colegiado, expressou: “Neste momento de irreparável perda, o Tribunal transmite seu voto de pesar e se solidariza com familiares e amigos”.