O deputado estadual Eduardo Carneiro, do PRTB, presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba, e a prefeita do município de Conde, Karla Pimentel (Pros) reuniram-se, ontem, com o reitor da Universidade Federal da Paraíba, Valdiney Gouveia, para discussão da busca de parcerias que possam incrementar e fortalecer o turismo e a economia do Litoral Sul paraibano. “Conversamos e solicitamos parcerias de capacitação para alunos e a mão-de-obra local no ramo da hotelaria, gastronomia e turismo, e outras áreas. Esta foi uma primeira ação na Comissão de Desenvolvimento. Nosso propósito é o de ajudar os municípios paraibanos a fazer essa integração com a Universidade, que tem uma qualificação e corpo docente fantástico e pode ajudar a potencializar diversas cadeias produtivas locais”, ressaltou Eduardo Carneiro.
A prefeita Karla Pimentel agradeceu o apoio do deputado para que o município de Conde se fortaleça economicamente, principalmente no setor turístico. Disse: “Precisamos fortalecer nossa economia e as parcerias com a UFPB serão primordiais para isso. As capacitações e cursos serão essenciais para que tenhamos profissionais capacitados para receber os turistas que visitam as belezas do nosso município”. O deputado Eduardo Carneiro lembrou que, segundo a Organização Mundial do Turismo, a expectativa é de que o setor vivencie uma queda de 70% neste ano, a maior desde os anos 1950. No Brasil, o turismo perdeu R$ 62 bilhões entre março e maio de 2020, de acordo com os dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. “Por isso, precisamos estar preparadas e capacitadas. Esta parceria vai garantir, além do fortalecimento do setor, a criação de mais oportunidades de trabalho”.
Por outro lado, a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) informou que o Departamento Técnico de Educação da entidade elaborou planilhas com dados referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O objetivo é auxiliar os 223 municípios paraibanos a montar estratégias que garantam um melhor desempenho nas avaliações que serão elaboradas no final do corrente ano. Os dados podem ser solicitados pelos filiados através de e-mail à Federação. De acordo com a consultora técnica de Educação Camila Moreira, os dados levantados pela Famup podem contribuir para que os gestores tenham uma visão geral dos resultados do último Ideb e, com isso, possam tomar as melhores decisões sobre os investimentos na rede pública de ensino. “Os dados podem mostrar onde os alunos enfrentam maior dificuldade nas disciplinas e, assim, intensificar esforços nessas áreas”, destacou.
O presidente da Famup, George Coelho, pontuou que a entidade disponibilizará aos municípios quatro arquivos para auxiliar na avaliação do Ideb, já que ainda existem dúvidas quanto ao retorno às aulas em diversos municípios. Conforme o presidente, a Famup tem se preocupado em levar sempre informações com números e dados para que os gestores possam tomar as melhores decisões na hora de elaborar seus planejamentos. “Pensando nisso é que a Federação sai na frente este ano, disponibilizando informações do Ideb aos gestores”, concluiu. O Índice de Desenvolvimento de Educação Básica foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica.