Nonato Guedes
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Adriano Galdino, parabenizou o governo João Azevêdo pela conquista da melhor nota do Brasol em ensino remoto pela Paraíba durante a pandemia do Coronavírus (Covid-19), segundo pesquisa realizada pela Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas sobre a implementação dessa modalidade na fase de calamidade. O dirigente da ALPB ressaltou a importância da parceria do Poder Legislativo com o governo na adoção de iniciativas que amenizassem os efeitos da pandemia para o povo paraibano. “Os estudantes da rede estadual de ensino foram um dos principais assuntos em debate na Casa Epitácio Pessoa. Através dessas discussões, entre os demais deputados e a secretaria de Educação, pudemos deflagrar a parceria que contribuiu para que a Paraíba fosse destaque no ensino remoto”, frisou Galdino.
De acordo com a pesquisa, a Paraíba se destacou com a nota 6,0 de eficiência, seguida pelo Distrito Federal e Minas Gerais. Um dos fatores que contribuíram para que o Estado fosse destaque nacional foi a implantação da TV Paraíba Educa, fruto de cooperação celebrada entre o Poder Legislativo e a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. A FGV apontou que um grande desafio, particularmente para os Estados do Nordeste, foi o baixo índice de acesso à internet, principalmente ilimitada, que possibilitasse a receptividade de aulas remotas em áudio e vídeo. Com a parceria entre governo e Assembleia, foi possível utilizar a estrutura de transmissão da TV Assembleia, em canal aberto, digital e HD, para viabilizar a TV Paraíba Educa, uma iniciativa pioneira que democratizou o acesso ao ensino remoto no Estado.
Através da colaboração, a TV Assembleia disponibilizou a sub canalização 8.3 da Rede Legislativa (TV Senado, TV Câmara e TV Assembleia) na Grande João Pessoa, na região de Campina Grande e na região de Patos, exclusivamente para veiculação de vide oaula para o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Por outro lado, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) destacou a competência do governo do Estado em ter obtido a melhor nota da Fundação Getúlio Vargas no que se refere ao Ensino à Distância. O parlamentar, que é vice-presidente do Senado, afirma que a determinação do governador João Azevêdo e do secretário de Educação, Cláudio Furtado, foi fundamental para que, em pouco tempo, o governo estadual pudesse implantar uma plataforma capaz de transferir conhecimento em um ensino à distância eficaz e que obtivesse os resultados esperados.
– A pandemia pegou a todos nós de surpresa, justamente no início do ano letivo de 2020 e a determinação do governador João Azevêdo e do secretário Cláudio Furtado foi fundamental para que em pouco tempo os estudantes das escolas públicas tivessem acesso a uma plataforma que suprisse a falta das aulas remotas e mantivesse o nível do conteúdo ministrado em salas de aula – pontuou Veneziano Vital. O senador parabenizou também os professores, além dos parceiros que o governo buscou atrair para levar aos estudantes as aulas remotas, como a Assembleia Legislativa. Lembrou que a FGV destacou justamente o menor tempo que a Paraíba utilizou para implantar as estratégias de EAD e a maior cobertura na distribuição do conteúdo, através da plataforma online e do aplicativo Paraíba Educa, da plataforma Google Classroom, das vídeo-aulas, das mídias sociais e até da entrega de materiais impressos nas casas dos alunos que não tinham acesso à internet ou à TV Paraíba Educa.