Nonato Guedes
A deputada estadual Camila Toscano, do PSDB, apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba pedidos de informação direcionados ao governo do Estado sobre obras hídricas, principalmente a situação da recuperação de barragens. Os questionamentos aprovados em plenário pelos deputados estaduais foram feitos ao secretário de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente e ao diretor-presidente da Cagepa. Ao secretário Deusdete Queiroga, a deputada questionou os valores gastos com as barragens recuperadas no Estado e quais foram os serviços realizados, do ponto de vista de reparos, recuperação e reforço dessas estruturas.
O pedido foi formulado por Camila depois que o governador João Azevêdo, durante a sessão de retorno dos trabalhos da Assembleia Legislativa, afirmou que o Programa de Recuperação de Barragens chegou a recuperar um total de seis em 2020 e que está em andamento a recuperação de mais 18, com investimentos da ordem de R$ 11,8 milhões. Entre elas estão as barragens de Gramame-Mamuaba, que atende à população da região metropolitana de João Pessoa. “O governador disse ainda que a Paraíba é o único Estado do país a ter um programa de recuperação de barragens e que no ano de 2020 foram investidos R$ 4,8 milhões. Precisamos saber sobre essas recuperações de uma forma mais detalhada e, por isso, apresentamos esses pedidos”, justificou a deputada.
Ao diretor-presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Fernandes, Camila Toscano requereu informações sobre como se encontra o andamento da construção da Estação de Tratamento de Água localizada na Vila Regina, no município de Rio Tinto, e qual a previsão de conclusão da obra. “Estamos cobrando a conclusão dessa obra, pois a população já passou por muitas promessas de inaugurações e até a presente data a população da Aldeia Montemor e região sofre com a precariedade da água fornecida”, disse.