O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), que se encontra em Brasília, onde cumpre agenda administrativa durante toda esta semana, lamentou profundamente a morte do médico Newton Figueiredo, 94 anos, ex-secretário de Saúde do Estado. Natural de Campina Grande, Newton Figueiredo “teve uma atuação profissional irretocável, marcada não apenas pela competência como médico mas por desempenhar seu mister com devoção, humanismo e profunda empatia com os pacientes”, frisou Bruno, dizendo ter decretado luto oficial pelo ocorrido.
Em sua carreira, Newton Figueiredo manteve estreita relação de amizade com o ex-prefeito Ronaldo Cunha Lima, por quem foi nomeado secretário de Saúde de Campina Grande. Exerceu o mesmo cargo na gestão do ex-prefeito Cássio Cunha Lima. Eleito governador, Ronaldo também convidou Newton para o mesmo cargo na esfera estadual. O médico foi também diretor do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, de Campina Grande. Ele faleceu após procedimento cirúrgico a que se submeteu na cidade Rainha da Borborema.
Era sogro do deputado federal paraibano Wellington Roberto. O deputado federal Ruy Carneiro, do PSDB, se solidarizou com a família de Newton Figueiredo e lembrou que ele exerceu a medicina por décadas no Hospital Antônio Targino, como ortopedista, além de ocupar outras funções relevantes.