Nonato Guedes
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, destacou o esforço do governador João Azevêdo e da sua administração em combater o coronavírus no Estado, em especial com a abertura de mais 147 leitos em hospitais da rede pública. “Todas as ações e iniciativas que o governo da Paraíba tem feito estão surtindo efeito para conter o avanço desse vírus no território paraibano. Um ano já se passou desde que começou essa situação de pandemia e ainda sabemos muito pouco sobre covid-19, suas variantes e as diferentes formas como ele age com quem foi internado. Garantir leitos suficientes para quem precisa ser internado é uma ação bastante importante para evitar que mais paraibanos sejam vítimas da situação que estamos passando”, salientou o parlamentar.
De acordo com o anúncio do governador, os novos leitos serão distribuídos pelas três macrorregiões de Saúde da Paraíba, contemplando municípios como João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Patos, Pombal e Piancó. Somados aos 140 leitos já abertos nos últimos dias, o governo disponibilizará, apenas este mês, 287 leitos, sendo 78 de Unidade de Terapia Intensiva, 161 de enfermaria e 48 unidades de decisão clínica. Tanto o governador João Azevêdo quanto o presidente Adriano Galdino fizeram um apelo para que a população mantenha todas as recomendações dos órgãos de saúde para o uso da máscara, o distanciamento social e a higienização constante das mãos. O governador também destaca que ainda este mês a Paraíba deverá receber novas doses de vacina e que isto vai possibilitar um ritmo mais acelerado de vacinação para proteger a população de todo o Estado.
Por outro lado, o deputado Jeová Campos referiu-se a iniciativas que tem procurado adotar na fase de calamidade decorrente da incidência do coronavírus, a exemplo de lei de sua autoria que assegura o direito de “visita hospitalar virtual” através de videochamada por qualquer aplicativo de celular, aos familiares de pacientes que estejam internados na rede de saúde pública ou privada da Paraíba com diagnóstico de covid, seja em Unidades de Tratamento Intensivo, em enfermarias ou apartamentos. “Num momento como este, de aumento de internações por covid, saber que uma iniciativa minha pôde trazer algum alento para pacientes e seus familiares muito me conforta”, frisou o deputado sertanejo. Jeová explica que sua intenção ao propor essa ação foi minimizar o sofrimento de pacientes e familiares provocado pelo isolamento que o Covid-19 requer.
Uma outra lei proposta pelo parlamentar garante a internação de pacientes infectados pelo novo coronavírus na rede hospitalar privada, na hipótese de inexistência de vagas nos hospitais públicos do Estado, quando requisitado por médico credenciado ao Sistema Único de Saúde. “Se não houver leitos na rede pública, essa Lei assegura a internação de paciente do SUS em hospitais particulares, não de forma gratuita mas com pagamento efetuado com base nas tabelas de valores do Sistema Único de Saúde”, acentuou o parlamentar.