O deputado federal Gervásio Maia, do PSB-PB, que integra a Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados, convidou o ministro da Economia, Paulo Guedes, para, em audiência pública, explicar os gastos federais para 2021. O documento foi assinado, também, pelos deputados Bira de Indaré (PSB-MA), Felipe Carreras (PSB-PE) e Lídice da Mata (PSB-BA). De acordo com o parlamentar paraibano, além do orçamento para 2021, a audiência pública visa debater a retomada do auxílio emergencial anunciado pelo governo do presidente Bolsonaro.
– Precisamos garantir orçamento para a área social, tão duramente atacada na pandemia. A presença do ministro da Economia é de fundamental importância para que possamos cobrar do governo investimentos em áreas fundamentais, a exemplo de saúde e educação – ressaltou o deputado. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, estima-se que a pobreza extrema atinja hoje 15% dos brasileiros, o que significa que a proporção de pessoas vivendo na extrema pobreza no país dobrou em relação a 2019. A pesquisa aponta, ainda, que o fim do auxílio emergencial já levou dois milhões de brasileiros para a pobreza apenas em janeiro de 2021.
O requerimento subscrito por Gervásio Maia que justifica o convite ao ministro da Economia, ressalta o impacto social ocasionado pela pandemia de coronavírus. “As atenções se voltaram para o Estado como o único agente capaz de dar o apoio necessário para atravessar a dupla crise (social e econômica). Para que isso pudesse ser feito, as regras orçamentárias que valem para evitar o descontrole das despesas públicas foram modificadas. Deste modo, precisamos ouvir do ministro da Economia uma proposta de solução para esse impasse orçamentário, sendo esta Comissão o palco ideal para o necessário debate sobre o tema”, finaliza o documento.