Nonato Guedes
A família do empresário José Carlos da Silva Júnior, presidente do Grupo São Braz, divulgou comunicado informando o seu falecimento na manhã desta sexta-feira, em São Paulo, em consequência da Covid-19. José Carlos, também proprietário da Rede Paraíba de Comunicação (TV Cabo Branco e TV Paraíba) tinha 94 anos de idade e estava internado no Hospital Sírio Libanês. Não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. Viúvo, o empresário deixa três flhos – Ricardo, Eduardo e Eliane Freire. Ele foi vice-governador da Paraíba na gestão Wilson Braga, instalada a partir de março de 1983 e senador da República. Por dois mandatos, presidiu a Associação Brasileira das Indústrias de Café. O empresário Eduardo Carlos, filho, permanece internado no Hospital Sírio Libanês, também infectado pela Covid-19.
José Carlos tem origens fincadas em Campina Grande, onde o pai deu os primeiros passos no comércio, atuando nos ramos de curtumes, exploração de minérios, restaurante e torrefação de café. Fez o ginásio no Colégio Alfredo Dantas e formou-se em Contabilidade mas desde cedo queria, mesmo, trabalhar por conta própria na indústria e no comércio. Em 1951 foi fundada a firma José Carlos & Filho, formalizando a sociedade familiar, com especialidade em torrefação e moagem de café, milho e derivados, em grosso e a varejo. Foi o embrião da São Braz, de largo conceito em todo o país. Com o tempo, as atividades foram se expandindo, inclusive em tecnologia e aquisição de frota própria de caminhões. Com o falecimento do pai em 1964, José Carlos assumiu definitivamente a empresa, como diretor e superintendente.
A marca São Braz tornou-se conhecida e consumida por todo o Nordeste, do Ceará à Bahia, superando obstáculos da conjuntura econômica e política nacional. José Carlos colecionou vários títulos de reconhecimento e as suas empresas também foram premiadas, com incursões pelo exterior. A iniciação na política deu-se pelo assédio de lideranças políticas tradicionais, como o ex-governador Wilson Braga, que o convidou para integrar sua chapa em 82. Apesar do estilo discreto, nas vezes em que assumiu o governo do Estado destacou-se pela ousadia e sensibilidade. Em uma de suas declarações, procurou resumir assim a sua passagem pela vida pública: “Acho que dei minha parcela de contribuição à Paraíba. Em todos os atos administrativos, utilizei minha experiência na atividade privada, dirigindo o Estado com a seriedade que dedico aos meus próprios negócios”.