“Com extremo pesar”, o presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Fernando Catão, demais membros e servidores da Corte divulgaram mensagem lamentando o falecimento do conselheiro aposentado e ex-presidente do TCE-PB Juarez Farias. Ele faleceu na madrugada desta segunda-feira, 08, em decorrência de um câncer diagnosticado em 2019. No próximo dia 23, Juarez Farias completaria 88 anos. O TCE-PB decretou luto, no seu âmbito, por três dias. O velório acontece na manhã de hoje no cemitério Parque das Acácias, com limitação à presença de 10 pessoas, devido às restrições sanitárias em vigor.
Fernando Catão solidarizou-se com os familiares e amigos de Juarez Farias e comentou que com a morte dele “a Paraíba perde um dos homens públicos mais conceituados, respeitado em todo o País”. Antônio Juarez Farias era natural de Cabaceiras (PB), nascido em 23/03/1933. Economista e advogado, acumulou larga experiência de gestão pública e privada, em âmbito estadual, regional e federal. Foi secretário de Planejamento da Paraíba no governo João Agripino, entre 1966 e 1969 e exerceu funções de diretor do antigo Banco Nacional da Habitação, do Banco do Nordeste, da Sudene e da Eletrobras. Juarez Farias foi a primeira pessoa contratada pelo economista Celso Furtado para o projeto de criação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Foi vice-governador da Paraíba, com exercício do Governo por diversas vezes, de julho de 1970 a março de 1971 e integrou delegações brasileiras em congressos, reuniões e negociações junto a governos estrangeiros e organismos internacionais da Europa, Estados Unidos, Argentina, México, Panamá e Costa Rica. Empossado em 30 de julho de 1991 no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas da Paraíba, foi eleito presidente da Corte para o biênio 1995/1996. Presidiu, depois, a Primeira Câmara e assumiu em 2001 a Corregedoria do Tribunal de Contas. Aposentou-se no cargo de conselheiro em 2003. Ensinou as disciplinas “Teoria do Desenvolvimento” e “Elaboração e Avaliação de Projetos” na Faculdade de Economia da Universidade Católica de Pernambuco, e presidiu, por duas vezes, a Academia Paraibana de Letras.
Lamentamos profundamente a passagem do amigo Juarez Farias. Descanse em paz. Regina Lyra Toscano é Marivardo Toscano