Nonato Guedes
Ao participar de uma reunião virtual da Frente Nacional de Prefeitos para debater os próximos passos do consórcio nacional para a compra de vacinas contra a Covid-19, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, do Partido Progressista, foi convidado pelo presidente da FNP, Jonas Donizete, para integrar a diretoria da entidade no cargo de secretário nacional. Lucena informou em rede social que “será uma honra participar das discussões e debates e contribuir com a integração de todos os municípios”. Ele enalteceu o trabalho que a Frente Nacional vem desenvolvendo para facilitar a situação dos municípios brasileiros para o enfrentamento às consequências do coronavírus.
O gestor da Capital paraibana salientou que as discussões ora realizadas para a aquisição de vacinas contra a Covid-19 visam “chegarmos o mais rápido possível a um patamar de imunização ideal dentro do combate ao aumento dos casos da doença em todo o país”. Cícero Lucena aproveitou a oportunidade para agradecer à Câmara Municipal de João Pessoa pela rapidez na votação que aprovou a inserção da Capital paraibana no consórcio. Desde ontem está em vigor o novo decreto firmado pela prefeitura pessoense que amplia as restrições de funcionamento de setores da economia com o intuito de reduzir a disseminação do novo coronavírus. O documento está alinhado com o que estipula o governo do Estado, segundo esclareceu a Secretaria de Saúde do Município.
De acordo com as regras agora fixadas, os estabelecimentos do setor de serviços e o comércio poderão funcionar das 9h às 17h, com exceção dos ambulantes, que poderão funcionar das 9h às 16h, dentro das normas de distanciamento social e os protocolos específicos do setor. Por sua vez, a construção civil poderá funcionar das 6h30 às 16h30. As praças de alimentação dos shoppings também devem ser fechadas às 21h. O consumo de bebidas alcoólicas passa a ser suspenso nesses locais a partir das 16h. Salões de beleza, barbearias e demais estabelecimentos de serviços pessoais podem funcionar até ás 17h por agendamento. Escolinhas de esportes para crianças e adolescentes podem ficar abertas até as 21h. Nos fins de semana, haverá restrições e apenas alguns tipos de estabelecimentos poderão ficar abertos. São eles: estabelecimentos destinados aos cuidados com a saúde, clínicas e hospitais veterinários, distribuidores e postos de combustíveis, comércio de alimentos (supermercados, açougues, peixarias e lojas de conveniência, sendo vedado o consumo de itens no local), cemitérios e serviços funerários, serviços de manutenção de máquinas, call centers, serviços de segurança privada, empresas de saneamento, empresas de energia elétrica, telecomunicações e internet, assistência social e atendimento á população em estado de vulnerabilidade, órgãos de imprensa, restaurantes, bares e lanchonetes até as 21h30 via delivery ou takeaway, feiras livres das 5h às 16h.
O prefeito Cícero Lucena informou que esteve reunido com prefeitos da Região Metropolitana de João Pessoa, em videoconferência, para discutir a adoção de medidas em conjunto de fiscalização dos decretos que cada município publicou para conter o avanço da Covid-19. Ressaltou que todos os gestores estão se empenhando para o enfrentamento à pandemia. “Cada município está tomando suas providências para combater essa crise que é do país como um todo”, manifestou o prefeito, destacando a sua confiança em que os desafios serão vencidos e que vidas serão salvas. Para ele, houve uma adequação do decreto estadual a situações específicas do município. “Mas o clima é de entrosamento, e posso assegurar que o entendimento é o melhor possível entre os governos”, finalizou Cícero Lucena.