Nonato Guedes
O arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson, 66 anos, tomou na manhã de hoje a primeira dose da vacina contra o coronavírus, no Santuário Mãe Rainha, seguindo o protocolo sanitário adotado pela prefeitura municipal de João Pessoa para atendimento a grupos sociais. Uma vez imunizado, o arcebispo deixou um recado importante para todos, reproduzido em redes sociais pela Arquidiocese, no qual conclama os fiéis a seguirem o seu exemplo e, ao mesmo tempo, acatarem recomendações das autoridades de Saúde para prevenção à Covid-19.
“Estou vacinado e louvo a Deus por isso. Desejo que todo mundo seja vacinado, tome a vacina. É uma bênção que todos nós esperamos, e continuemos com todos os cuidados, porque a pandemia não acabou. Vai levar um tempo para que a maior parte da população seja vacinada. E, enquanto isso, o uso de máscara deve continuar sendo obrigatório, o uso do álcool gel, o distanciamento, todos os cuidados necessários para que o vírus não seja propagado. Que Deus nos abençoe e que toda a população do Brasil seja vacinada. Já estou vacinado, se vacine também”. A vacina aplicada no arcebispo da Paraíba foi a da AstraZenica e ele deverá tomar a segunda dose dentro de 90 dias.
A imunização do arcebispo e de outras pessoas da sua faixa etária foi possível graças à aceleração da campanha de vacinação por parte da Secretaria de Saúde da prefeitura, em paralelo com os órgãos de Saúde do governo do Estado. O prefeito Cícero Lucena (PP), em declarações à imprensa, tem ressaltado a dinâmica do processo de imunização com resultados positivos, segundo avaliou. Houve ampliação considerável de pontos de imunização para que fosse alcançado número expressivo de pessoas, o mesmo acontecendo na cidade de Campina Grande, onde o prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) destaca avanços que estariam sendo alcançados em meio à fase crítica vivida por algumas regiões da Paraíba com o aumento de óbitos e de casos de contaminação por coronavírus.