Nonato Guedes
Em declarações ao “Bom dia, Paraíba”, da TV Cabo Branco, nesta segunda-feira, 22, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, criticou informações divulgadas em grupos de WhatsApp sobre a adoção de um lockdown na Paraíba a partir de amanhã como parte do endurecimento de medidas para enfrentamento à pandemia de coronavírus. A Procuradoria-Geral do Estado também se manifestou as versões, que ganharam força diante do aumento do número de casos de contaminação e óbitos por covid-19. Cícero advertiu que notícias falsas constituem um “desserviço” à população porque objetivam criar um clima de “terrorismo”, aproveitando-se da vulnerabilidade causada pelo impacto da epidemia.
– Gostaria que ao invés de assustar a população, a energia das pessoas fosse canalizada para o esforço conjunto de combate à Covid e a solidariedade a famílias vulneráveis que estão passando fome por causa das restrições impostas ao funcionamento de atividades comerciais – salientou, enfaticamente, o prefeito de João Pessoa. Ele aproveitou para mencionar ações que têm sido empreendidas, tanto pela administração municipal como pelo governo do Estado, para acelerar a campanha de imunização de grupos sociais. Cícero não quis detalhar cronograma de imunização e localização de postos de vacinação, mas assegurou que está havendo uma ampliação substancial, proporcionalmente à chegada de imunizantes ao Estado. Estimou que pelo menos 65 lugares estão disponibilizados em João Pessoa como postos de vacinação, muitos deles em regime de “drive-thru”, para atender à demanda.
Em paralelo, de acordo com o seu relato, vem sendo intensificada a ampliação de leitos de UTI e de semi-UTI, além de leitos de enfermaria, num trabalho coordenado com o governo do Estado por envolver a utilização de hospitais da rede pública da Paraíba. “Quanto maior a quantidade de vacinas disponibilizada para a Paraíba, maior será a quantidade de pessoas imunizadas. Esta é a lógica do cronograma que estamos adotando”, acrescentou Cícero Lucena. Desde sábado passaram a ser vacinados idosos com 69 anos de idade e, ontem, idosos com 68 já receberam as primeiras doses em locais amplos, como o estacionamento do Santuário Mãe Rainha. O arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Frei Manoel Delson, ao participar da celebração de missa, ontem, na Igreja Mãe Rainha, referiu-se como “uma bênção de Deus” a intensa vacinação que foi feita no estacionamento. O arcebispo conclamou a população a continuar seguindo regras de distanciamento social e uso de máscaras e exortou os jovens a não serem “irresponsáveis” no atual momento, que, a seu ver, é grave e exige consciência de todos.
O arcebispo informou que pretende reunir instâncias superiores de decisão da Arquidiocese da Paraíba para discutir a deflagração de nova campanha de distribuição de cestas básicas e outros gêneros com pessoas de grupos vulneráveis que estão sofrendo as consequências das restrições destinadas a prevenir o enfrentamento ao coronavírus. Na opinião do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, apesar do agravamento da incidência de casos de Covid, a situação da Paraíba pode ser considerada relativamente estável em comparação com Estados de outras regiões que estão adotando severas medidas de restrição por causa da reincidência de casos de contaminação.