O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), 67 anos, tornou-se, ontem, o primeiro governador do país a ser vacinado contra a Covid-19. O chefe do Executivo paraibano, que fez parte dos grupos prioritários imunizados ontem, de acordo com o calendário das Secretarias de Saúde do Estado e do município, recebeu a primeira dose da vacina na tarde de ontem em João Pessoa. Ele compareceu a um posto de saúde da Capital, entrou na fila como um cidadão comum e compartilhou o momento em suas redes sociais. A vacina foi aplicada pela enfermeira Keila Campos, responsável por aplicar as primeiras vacinas na Paraíba.
O chefe do executivo paraibano enfatizou que foi “uma grande alegria” estar sendo vacinado. “O meu sonho, a minha expectativa, é que a gente possa fazer esse mesmo ato com todos os paraibanos, o mais rápido possível, e para que isto aconteça é fundamental a ajuda, a parceria da população. Nós estamos lutando muito para que mais vacinas cheguem e mais pessoas sejam vacinadas. Acho que é um momento importante, mas não para por aqui. É uma guerra, e estamos no meio dessa guerra. A vacina é a única arma que nós temos e espero que este ato possa se multiplicar para todos os paraibanos e todas as paraibanas”, expressou João Azevêdo. Ele também se referiu à necessidade de continuação da obediência às medidas de prevenção no combate à pandemia.
João Azevêdo admitiu, em declarações, que seu governo, ao mesmo tempo em que procura agilizar a campanha de imunização no Estado da Paraíba, mantém-se atento à crise econômica e social ocasionada pelo desemprego em meio à paralisação de atividades comerciais em diferentes localidades do território tabajara. “Todos queremos ruas, praias, comércio, igrejas, shoppings, tudo aberto, funcionando, com as pessoas podendo trabalhar sem ter que colocar a vida em risco para isso. Mas exatamente por causa dessa meta é que precisamos nos prevenir cada vez mais”. Com o recebimento de mais 91.150 doses de vacina no último sábado, a imunização foi estendida aos idosos com mais de 65 anos. Na Capital, a vacinação nessa faixa etária foi deflagrada ontem, dia 22. Até ontem, a Paraíba já havia distribuído 579.108 doses das vacinas contra a Covid-19 para todos os municípios paraibanos, de acordo com o critério estabelecido pelo Ministério da Saúde.
Desde ontem, o governo do Estado vem anunciando que, em parceria com a Uber, vai assegurar o transporte gratuito do grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 dentro do calendário estabelecido. Serão disponibilizadas, a partir de hoje, 10 mil viagens de ida e volta aos locais de imunização nos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita e Campina Grande. O governador explicou que a iniciativa tem por objetivo garantir o acesso da população, que tem dificuldade de deslocamento aos pontos de vacinação definidos pelos municípios. As viagens para os locais de vacinação serão feitas por meio de códigos promocionais e terão validade de 12 horas, sendo recomendado o pedido de gratuidade imediatamente à solicitação da primeira viagem. O governador mostra-se otimista com a superação de problemas logísticos e com o avanço da campanha de imunização na Paraíba, atribuindo tudo isso ao esforço conjunto que está sendo empreendido não apenas pelas autoridades do Executivo estadual mas por prefeituras municipais e instituições sociais que aderiram ao engajamento à mobilização pela vacinação em massa.