Nonato Guedes
O deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro, Líder da Maioria no Congresso Nacional, garantiu que o Partido Progressistas, do qual faz parte, lutará para conquistar espaços importantes na disputa majoritária do próximo ano no Estado. O parlamentar não desceu a detalhes sobre eventual candidatura própria do PP ao governo ou sobre lançamento de candidatura ao Senado, nem sobre indicação de nome para vice-governança em chapa a ser formada. Mas deixou claro que o fortalecimento da legenda, com a conquista da prefeitura de João Pessoa em 2020, e da vice-prefeitura de Campina Grande, o credencia a um papel relevante na disputa vindoura.
O nome da senadora Daniella Ribeiro, irmã de Aguinaldo, tem sido ventilado na mídia como aletrnativa à sucessão estadual. A própria Daniella, em entrevistas, enfatizou que, em caso de convocação, não fugirá da luta, sinalizando que tem interesse em quebrar mais um tabu na história política paraibana e tornar-se a primeira governadora eleita. A posição do PP no cenário local, entretanto, está condicionada a composições políticas. O partido elegeu à prefeitura de João Pessoa Cícero Lucena, que foi apoiado pelo governador João Azevêdo (Cidadania), candidato à reeleição. Em Campina Grande, o PP apoiou Bruno Cunha Lima (PSD), tendo como vice Lucas Ribeiro, filho da senadora Daniella. A chapa foi eleita em primeiro turno, com o decidido engajamento do ex-prefeito Romero Rodrigues (PSD), que tem se anunciado pré-candidato contra João Azevêdo no próximo ano.
Em declarações feitas nos últimos dias a órgãos de imprensa da Paraíba, o deputado Aguinaldo Ribeiro evitou polemizar sobre a dubiedade de alianças do PP na conjuntura política estadual, alertando que é preciso levar em conta as peculiaridades do quadro político em cada cidade ou região. Ele preferiu observar que o Partido Progressistas está em processo de expansão em regiões estratégicas da Paraíba, mantendo uma influente representação federal que é bastante útil para os projetos de interesse do Estado. “Naturalmente, o PP precisa ser considerado pelas demais lideranças na correlação de forças políticas verificada na Paraíba, pelo menos é isto que esperamos”, advertiu o parlamentar.
Aguinaldo Ribeiro falou, ainda, da contribuição que ele, como Líder da Maioria no Congresso, procura oferecer ao debate de temas nacionais da mais alta relevância, destacando como prioridade máxima a aquisição de vacinas e garantia de continuidade da campanha de imunização, que sofre problemas logísticos em alguns Estados devido à falta de doses ou à não distribuição de doses enviadas pelo governo federal. Para ele, outro debate que consta da agenda proativa na atual conjuntura nacional diz respeito à questão do desemprego, agravada pela crise sanitária. “Não se pode ficar indiferente à situação de milhares de famílias vulneráveis que perderam condições de trabalho ou de emprego e renda na pandemia de Covid-19. Os poderes públicos, com o apoio do Legislativo, precisam viabilizar alternativas para conciliar o socorro na área da Saúde com o apoio efetivo na área social”, finalizou Aguinaldo, colocando-se à disposição para propor sugestões e indicar caminhos capazes de atenuar a grave crise social e econômica.