O deputado estadual Jeová Campos (PSB), presidente da Frente Parlamentar da Água e Agricultura Familiar da Assembleia Legislativa da Paraíba, esteve reunido em Brasília com o Núcleo de Projetos Estratégicos do Ministério do Desenvolvimento Regional, oportunidade em que se atualizou sobre importantes ações ligadas à Pasta e que dizem respeito às obras de conclusão do projeto de transposição do Rio São Francisco no Estado, bem como outras ações. Frisou que a conclusão do canal Caiçara-Engenheiro Ávidos está prevista para até o final de julho, a recuperação da barragem de Engenheiro Ávidos está sendo licitada e deve iniciar as ações em breve e a chegada das águas, na barragem de Boa Vista, em São José de Piranhas, se não houver nenhum problema, deve acontecer em novembro deste ano.
– São notícias maravilhosas que nos dão uma esperança muito grande em relação à resolutividade de boa parte dos problemas hídricos no sertão paraibano – destacou o parlamentar, que esteve acompanhado do prefeito de São José de Piranhas, Francisco Mendes. Jeová informou que após a reunião ele seria recebido pelo ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, mas ele teve uma agenda de última hora com o presidente Jair Bolsonaro e, por isso, o encontro, intermediado pelo deputado federal Wilson Santiago, do PTB, não aconteceu. “Esse canal Caiçara-Engenheiro Ávidos foi uma luta política do nosso mandato e da Assembleia Legislativa da Paraíba, que sempre contou com o apoio da então senadora e atual governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. É uma grande conquista para a Paraíba que, agora, virará realidade”, contou Jeová, lembrando que o canal não estava incluído no projeto original da transposição, embora seja fundamental para a chegada das águas na região de Cajazeiras. “Fomos nós, da Frente Parlamentar da Água da ALPB que identificamos essa lacuna no projeto original durante uma das visitas técnicas da Frente às obras da transposição, mas, felizmente, a falha foi reparada”, acrescentou Jeová, que, na época, era presidente da Frente.
Quanto à recuperação da barragem de Engenheiro Ávidos, os técnicos do ministério asseguraram que está sendo concluída a licitação e que os processos de recuperaçõ devem começar em breve e serão realizados pelo consórcio Heca Novatec Engenharia, Construções e Empreendimentos, o vencedor do certame. Salientou que a obra é muito importante para Sousa e Cajazeiras, que há anos lutam por essa ação, com o apoio do seu mandato. Em relação à chegada das águas da transposição, segundo o deputado, se não houver nenhuma intercorrência, como a que surgiu em Atalho e Jati, por exemplo, a previsão é que a água chegue à barragem de Boa Vista, em São José de Piranhas, em novembro deste ano. “Esta é uma previsão que eu considero otimista, diante do que ainda tem que ser feito, mas, de todo modo, a informação da conclusão do canal em julho e a chegada das águas em novembro já dão outra perspectiva a quem sofre com a falta de água na região”, acentuou.
Sobre as obras do terceiro Eixo, do ramal de Piancó, segundo informações repassadas ao deputado Jeová Campos, já existe o projeto e já está sendo adquirida, inclusive, a tubulação para a construção do terceiro ramal que vai perenizar o rio Piancó, que abastece não apenas o açude Coremas-Mãe D’agua, que é a principal fonte de recursos hídricos da região de Assunção até Sousa. “Tratamos ainda sobre o ramal do Apodi, que vai perenizar o rio São José, que abastece o açude de Lagoa do Arroz, importante barragem que abastece parte de Cajazeiras, São João do Rio do Peixe e Santa Helena, e, em breve, Uiraúna. Retomei essa pauta hídrica e volto muito alegre para a Paraíba porque as notícias que eu tive foram boas”, finalizou Jeová.