Nonato Guedes
O vice-presidente do Senado Federal, senador Veneziano Vital do Rêgo, assumirá oficialmente nesta sexta-feira a presidência do diretório estadual do MDB da Paraíba, após decisão tomada de forma consensual pelas principais lideranças que integram o partido no Estado, a exemplo do ex-governador Roberto Paulino e seu filho, o deputado estadual Raniery Paulino, bem como dos dez prefeitos filiados à legenda e demais integrantes. Por conta da pandemia de Covid-19 não haverá solenidade de posse, mas apenas um ato simbólico na sede do MDB em João Pessoa, com a presença de alguns filiados.
Em vídeo gravado ontem, Veneziano destacou a luta de emedebistas históricos por um partido forte e garantiu que todos estão comprometidos com a mesma disposição de atuar por uma legenda fortalecida e arejada, em condições de atrair novos integrantes. “E, também, de nos unirmos em torno de bandeiras que, historicamente, referenciam ao nosso MDB e as ideias que estão sendo apresentadas em nível nacional e não diferentemente em nível estadual, aqui na nossa Paraíba”, emendou. O parlamentar explicou que quer ser um colaborador, ao lado de “tantos valorosos e vigorosos companheiros e companheiras”. Pontuou: “Assumimos mais essa tarefa, com a certeza e a confiança de que teremos o bom e desejável sucesso, convocando-os para mais essa jornada”.
Veneziano Vital do Rêgo assume a direção do MDB após o falecimento do presidente estadual do partido, o senador e ex-governador José Maranhão, vítima de complicações da Covid-19. Para o novo presidente do MDB, José Maranhão “atravessou e construiu a história da Paraíba tendo como único norte o bem da população e deixando um legado inigualável de serviços prestados”. De acordo com o novo presidente, “o momento é de reorganização da legenda, após diversos diálogos objetivando o compartilhamento das decisões e dos espaços partidários”. Veneziano retornou aos quadros do MDB quando José Maranhão ainda estava acamado em São Paulo, tendo se desfiliado do PSB, pelo qual foi eleito em 2018. A articulação para o retorno de Veneziano contou com o empenho de parlamentares de outros Estados com influência na cúpula nacional emedebista, que reconheceram credenciais do senador paraibano para estar à frente da agremiação.
A mãe de Veneziano, Nilda Gondim, assumiu a cadeira de Maranhão no Senado em consequência da sua morte e na condição de primeira suplente. O novo diretório estadual do MDB paraibano tem esta composição: Presidente – Veneziano Vital do Rêgo; vice-presidente – Roberto Paulino; tesoureiro – José Luis de Sousa: membros – Nilda Gondim, Raniery Paulino, Maria Alice Bezerra Cavalcante Maranhão Santana, Marcos Eron Nogueira, Benjamin Gomes Maranhão Neto e Ives Rocha Leitão. A composição, de acordo com Veneziano, evidencia uma representativa participação na Comissão Provisória, após entendimento de todos os emedebistas, com representantes dos dez prefeitos da legenda (Marcos Heron, prefeito de Monte Horebe), representante dos vereadores do partido no Estado (Mikika Leitão, de João Pessoa), com a presença do ex-deputado federal Benjamin Maranhão, com três mandatos na Câmara, da filha do ex-senador José Maranhão (Maria Alice), “numa demonstração de respeito e do desejo que o MDB tem de que o legado de José Maranhão seja continuado no partido”, nas palavras de Veneziano, além da participação do ex-governador Roberto Paulino, do deputado Raniery Paulino e de outros segmentos importantes do MDB-PB.