Ao fazer um balanço de 100 dias de gestão, em entrevista ao programa “Correio Debate”, da TV Correio, apresentado pelo jornalista Hermes de Luna, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), destacou os resultados das ações empreendidas no combate à pandemia de coronavírus. Ele reconheceu que o enfrentamento à doença, incluindo a missão de salvar vidas, tem consumido energia e esforços de sua parte e da equipe de auxiliares. “A nossa preocupação é manter o compromisso de realizar o que é prioritário neste momento e temos agido com dedicação, sem esconder os problemas, fazendo intervenções em vários setores que afetam a população pessoense”, explicou.
Cícero lembrou que uma das promessas da sua campanha nas eleições de 2020 foi a de incentivar a medicina preventiva, em casos como exames de mamografia e informou que está sendo feita a licitação a contratação desses serviços para que as mulheres com mais de 40 anos possam fazer o exame no mês do aniversário. “Já estamos em projeto de conclusão para ampliação dos postos de Unidade de Saúde da Família, já estivemos no Ministério da Saúde pedindo mais duas UPAs para João Pessoa, estamos criando outros serviços 24 horas de oftalmologia e de transplantes. Essa área de saúde, em termos de cirurgia, só vai poder acontecer quando vencermos a fase mais aguda da pandemia de coronavírus”, ressaltou o prefeito Cícero Lucena.
O alcaide, que voltou para o terceiro mandato à frente da prefeitura da Capital paraibana, depois de tê-la administrado entre os anos de 1996 a 2000 e de 2000 a 2004, fez referência ao que chamou de parcerias proveitosas que tem firmado com o governo do Estado, principalmente no que diz respeito a obras de infraestrutura de grande alcance e importância no terreno da mobilidade urbana. Destacou a sensibilidade do governador João Azevêdo (Cidadania) para com demandas indispensáveis ao processo de desenvolvimento de João Pessoa e prognosticou que obras de impacto serão implementadas sem prejuízo da continuidade das ações de combate à Covid-19, como a solução do problema da falésia do Cabo Branco e a pavimentação de ruas. A ligação do Altiplano com o contorno da Cidade Universitária e a ligação da PB-008 com Mangabeira V, o viaduto na saída do bairro das Indústrias são projetos que, conforme Cícero, foram enunciados na campanha e estão prestes a concretizar-se.
O prefeito fez questão de elogiar o apoio e a solidariedade dos integrantes da bancada federal da Paraíba, que destinaram recursos em emenda no valor de R$ 22 milhões para um melhor equacionamento do trânsito no viaduto do Cristo. Será feita uma nova ponte na ligação de Mangabeira com o Valentina de Figueiredo e está em fase final o entendimento com a Caixa Econômica Federal para a contratação de financiamento com vistas a calçamento de ruas e melhoria de vias públicas estratégicas de João Pessoa. A respeito das ações de enfrentamento à pandemia, o prefeito Cícero Lucena lembrou que quase diariamente passa pela secretaria de Saúde do município a fim de monitorar a situação da curva de contágio na Capital, cujos hospitais e postos de saúde atendem, também, habitantes da região metropolitana. Esse monitoramento, de acordo com ele, tem possibilitado a adoção de medidas rápidas e eficazes para evitar o alastramento da doença, em sintonia com a secretaria de Saúde do Estado.