O ativista Rafael Pereira Sousa, “Rafafá”, militante de causas sociais em Campina Grande e filiado aos quadros do PSDB, viaja amanhã para Brasília, onde assumirá a cadeira do deputado federal Pedro Cunha Lima, também tucano, pelo período de 120 dias, devido a licença requerida pelo titular. Na sexta-feira, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD) enviou comunicado à presidência da Câmara Federal dando conta da impossibilidade de assumir vaga de suplente na Casa por já ter se investido no exercício da prefeitura, conquistada nas eleições do ano passado. Com sua atitude, Bruno pavimentou a convocação do suplente “Rafafá” para assumir o mandato.
O prefeito, em ato contínuo, mandou publicar a portaria de exoneração de Rafael Pereira Sousa do cargo de assessor técnico da Secretaria de Cultura de Campina Grande. Com a licença do deputado Pedro Cunha Lima, a vaga na Coligação seria assumida pelo também suplente Manoel Júnior, que declinou da convocação por ter assumido este ano a prefeitura do município de Pedras de Fogo, no litoral. Do mesmo modo, Bruno Cunha Lima comunicou a sua impossibilidade de assumir por quatro meses a cadeira de deputado federal e manifestou seu regozijo pela ascensão de “Rafafá”, que obteve cerca de 15 mil votos na disputa de 2018 para uma vaga na Câmara.
O novo deputado interino se classifica como primeiro “gay assumido” da Paraíba a chegar à Câmara Federal, diz ter origens humildes, com atuação na periferia de Campina Grande e revela que hoje não lhe amedronta mais o perfil conservador existente no Congresso Nacional. “Quando chegar lá vou defender o povo. Vou respeitar todo mundo, ao mesmo tempo que vou esperar respeito. Quem for conservador que fique no seu lugar porque vou chegar lá para conservar meu nome e minha bandeira”, afirmou Rafael em entrevistas a sites jornalísticos paraibanos. Na sua pauta está a valorização de professores na vacinação, bem como a valorização de enfermeiros, técnicos e outros profissionais de saúde e a causa LGBTQIA+. O deputado Pedro Cunha Lima, presidente estadual do PSDB, referiu-se à atenção que o partido tem dado à diversidade em sua plataforma no Estado, contemplando diferentes segmentos em instâncias de decisão no novo diretório da agremiação. E considerou um reforço para as lutas sociais a ascensão de “Rafafá” ao mandato titular na Câmara.