A senadora Nilda Gondim, do MDB-PB, participou esta semana de uma reunião remota da bancada feminina no Senado com o ministro da Saúde, o cardiologista paraibano Marcelo Queiroga. A reunião, programada para durar 40 minutos, durou cerca de uma hora e meia e contou com a presença, por meio remoto, de nove das doze senadoras integrantes da referida bancada. As discussões foram consideradas proveitosas, pelo encaminhamento de reivindicações formuladas.
Na reunião, o ministro da Saúde estava acompanhado de mulheres que integram o corpo técnico da Pasta que ele comanda. Segundo Queiroga, o gesto foi para mostrar o quanto as mulheres participam de sua gestão e contribuem para que as ações de enfrentamento à pandemia surtam efeito. A senadora Nilda Gondim relatou que, em termos concretos, o encontro serviu para esclarecer alguns pontos levantados pelas senadoras, bem como as metas da atuação de Marcelo Queiroga à frente do Ministério da Saúde.
O ministro iniciou a reunião saudando as participantes em nome da senadora Simone Tebet, que é a líder da bancada, e também em nome da senadora Nilda Gondim (mãe do senador Veneziano Vital do Rêgo, do MDB). “A senadora Nilda Gondim, paraibana, minha conterrânea, foi colega de minha mãe Valmira”, disse Marcelo Queiroga, salientando o fato de ela ser filha do ex-governador da Paraíba, Pedro Moreno Gondim, “um grande homem, que marcou história como governador do nosso Estado”. A senadora paraibana informou que o ministro detalhou os projetos de sua gestão à frente da Pasta e contribuiu para esclarecer dúvidas a respeito das providências oficiais na conjuntura de calamidade.
Nilda disse que foi possível perceber, no contato, que o ministro Marcelo Queiroga tem espaços de autonomia e de certa independência à frente da Pasta que exerce. Ele falou, na oportunidade, dos contatos mantidos com a Organização Mundial de Saúde, com representantes de governos de outros países e, na opinião da senadora paraibana, “vimos que ele é consciente de que o caminho para sairmos desta situação de pandemia é mesmo a vacina”. Na reunião, Nilda Gondim expressou: “Para todos nós é gratificante e quero registrar aqui a minha alegria em ter um paraibano na condução do Ministério da Saúde, um profissional da medicina competente, trabalhador, que está aliando seus conhecimentos técnicos e científicos em favor do nosso país e para o fim desta pandemia”. A senadora pontuou, ainda, que Marcelo Queiroga foi solícito e ouviu todas as participantes, respondendo a todos os questionamentos. “Não deixou nenhuma questão em aberto”, avaliou, finalizando: “Ele foi transparente, mostrou compromisso com a ciência e ainda destacou o trabalho positivo que o governador João Azevêdo tem feito pela Paraíba, citando as ações que constatou, de perto, na recente visita ao Estado”.