Nonato Guedes
Exercendo atualmente o quarto mandato como deputado federal pela Paraíba, o democrata Efraim Filho movimenta-se a olhos vistos para consolidar sua candidatura ao Senado nas eleições de 2022, quando estará em jogo uma única vaga – a que foi conquistada por José Maranhão (MDB), em 2014, atualmente ocupada por Nilda Gondim, também emedebista e mãe do senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente daquele partido. Nilda já deixou claro que não disputará mandato no próximo ano, limitando-se a concluir o de Maranhão, que faleceu recentemente vítima de complicações de Covid e do qual era primeira suplente. Preliminarmente, Efraim Filho já conta com os apoios assegurados do senador Veneziano Vital e dos deputados federais Wilson Santiago (PTB) e Hugo Motta (Republicanos), além de prefeitos do cariri, curimataú e sertão e de outras lideranças políticas influentes. É, até agora, o postulante mais articulado para a corrida pelo Senado em 2022 no Estado e tem dito que trabalha para ser um “campeão de votos” na batalha a ser travada.
Efraim Filho cogita fazer dobradinha preferencial com o governador João Azevêdo (Cidadania), que será candidato à reeleição, conforme já antecipou. O parlamentar do Democratas (DEM) não esconde que decidiu cortejar o Senado para repetir trajetória cumprida pelo pai, o ex-senador Efraim Morais, que saltou da Câmara Federal, onde exerceu a vice-presidência, para concorrer ao Senado em 2002, elegendo-se em disputa acirrada. Efraim Morais, que se mantém na presidência do diretório regional do Democratas e ocupa uma secretaria do setor agropecuário no governo João Azevêdo, chegou a se projetar no cargo de primeiro secretário da Mesa Diretora do Senado e foi um dos principais oradores do antigo Partido da Frente Liberal (PFL), embrião do atual Democratas. “Quero dar continuidade à atuação que meu pai desenvolveu em favor da Paraíba e do país”, afirma Efraim Filho.
Eleito pela primeira vez a deputado federal em 2006, Efraim Filho chegou a participar da campanha municipal à prefeitura de João Pessoa em 2021, na condição de vice da candidata Estelizabel Bezerra (PSB), que perdeu a disputa para Luciano Cartaxo, reeleito em 2016. “Estou planejando minha estratégia com humildade”, informa Efraim Filho, sobre a caminhada rumo ao Senado, acrescentando que tem como lema “um passo de cada vez”. Na conjuntura atual, ele é líder do Democratas na Câmara Federal e coordenador da bancada federal da Paraíba, que aglutina deputados e senadores, num total de 15 integrantes. A atuação de Efraim Filho nesse papel é enaltecida como “proativa” e “democrática”. Ele possui bom relacionamento com todos os parlamentares, de diferentes legendas, e é qualificado como emissário de confiança da bancada para encaminhar demandas junto a ministros e autoridades do governo federal, relacionadas a questões urgentes de interesse da população paraibana.
No começo deste ano, no processo de eleição para a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, Efraim Filho organizou encontros da bancada paraibana com os dois postulantes à presidência da Casa – Baleia Rossi (MDB), que foi derrotado, e Arthur Lira, do PP-AL), que foi eleito. Pessoalmente, o parlamentar do DEM-PB não se alinhou com a orientação do então presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que mobilizou esforços para a eleição de Baleia Rossi a pretexto de que era preciso derrotar o governo do presidente Jair Bolsonaro, comprometido com a candidatura de Arthur Lira. Diante do resultado que apontou a derrota de Baleia Rossi, Rodrigo Maia criticou interferência do Palácio do Planalto e tentou responsabilizar o DEM por parcela de contribuição para o desfecho, por não ter selado compromisso oficial de apoio ao emedebista. Efraim Filho, porém, discordou com veemência de Rodrigo Maia e insinuou que ele estava querendo “terceirizar”, sem nenhuma autoridade, a culpa pela derrota do candidato Baleia Rossi, com isto tentando poupar-se de maiores críticas pelo placar final.
Efraim Filho é respeitado na Câmara dos Deputados pela abordagem pertinente de assuntos de interesse nacional, nos mais diversos ramos de atividade da sociedade, tendo participado ultimamente, de maneira ativa, das discussões envolvendo a postura do governo federal diante do enfrentamento à pandemia do coronavírus no país. Ele destacou que foi uma honra para a Paraíba a escolha do cardiologista Marcelo Queiroga para o comando da Pasta em substituição ao general Eduardo Pazuello e salientou a reputação profissional de Queiroga, bem como a sua sensibilidade para com os problemas de interesse do Estado. Deixou claro, porém, que o compromisso do ministro é com todo o país, dentro da estratégia traçada pelo presidente Jair Bolsonaro. “O doutor Marcelo Queiroga assumiu com a condição de ser o ministro das vacinas, viabilizando a rápida distribuição de imunizantes pelo território nacional. E conta com o apoio das forças da sociedade interessadas em deter a escalada de contaminação pelo coronavírus”, assinalou o deputado Efraim Filho.
Nas eleições municipais para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, no ano passado, o deputado federal Efraim Filho acompanhou, particularmente, a campanha na Paraíba, mas se manteve atento à conjuntura nacional, de olho no empenho comum das principais lideranças do Democratas para o fortalecimento da agremiação mediante conquista de número significativo de prefeituras em Capitais e cidades do interior. Na sua avaliação, o DEM foi o partido com o melhor desempenho do país, ao eleger prefeitos de capitais importantes e, ao mesmo tempo, ter apresentado o maior crescimento no total de eleitos, chegando a quase meia centena de gestores. Interpretou que o resultado foi fruto da capacidade de diálogo, da identidade com a agenda da boa gestão municipal e da sintonia com o cidadão nos temas que importam diretamente na sua vida. Na Paraíba, o Democratas se posicionou como o terceiro maior partido do Estado em número de prefeitos, com um crescimento de 50% referente a 2016. Foram 25 prefeitos eleitos, 23 vice-prefeitos e 232 vereadores, sem falar que o partido contabiliza vitórias de aliados com quem se coligou no pleito realizado em condições excepcionais devido à pandemia do coronavírus.
Efraim Filho acha que a capilaridade eleitoral alcançada pelo Democratas e o histórico de atuação da legenda no cenário político-institucional brasileiro são fatores essenciais para pavimentar o crescimento da legenda e a sua ascensão nos quadros de poder. “O Democratas se posicionou com força e envergadura política para sentar à mesa como protagonista nas definições das chapas para 2022. Temos base popular, temos líderes e um grupo coeso e unido que tem feito a diferença nas principais cidades e regiões da paraíba. Nosso trabalho de ser campeão na busca de recursos e emendas para investir nass cidades tem sido reconhecido e valorizado pela população”, expressou, desejoso, agora, de ser reconhecido como “campeão nas urnas em eleições majoritárias”, como a que irá disputar – ao Senado da Paraíba. Efraim é reconhecido até por adversários políticos como um candidato com chances na corrida eleitoral do próximo ano.