Primeiro governador do país a ser imunizado contra a Covid-19, o paraibano João Azevêdo (Cidadania) tomou, ontem, a segunda dose da Coronavac, em João Pessoa. Em mensagem postada em rede social, o governador afirmou: “Com uma grande alegria e uma sensação enorme de alívio, recebi hoje a segunda dose da vacina Coronavac. Havia tomado a primeira no dia 22 e hoje (ontem) finalmente chegou a minha vez. Mesmo com as duas doses, continuarei seguindo todos os cuidados e recomendações, como o uso de máscara e higiene constante das mãos. Viva o SUS e a vacina!”.
João Azevêdo buscou a dose de reforço durante a maratona de vacinação que foi desencadeada pela prefeitura municipal de João Pessoa para agilizar a aplicação da segunda dose aos que tomaram a Coronavac na primeira etapa da imunização. O prefeito da Capital, Cícero Lucena (PP), chegou a acompanhar, pessoalmente, o chamado “corujão da vacinação” que foi deflagrado pela noite e madrugada no final de semana, depois que as autoridades da Secretaria de Saúde acertaram o esquema de retomada da imunização em João Pessoa. Mais 75 mil doses da Coronavac destinadas à aplicação da segunda dose foram repassadas à Paraíba e as equipes da Secretaria de Saúde do Estado trabalharam com afinco para que elas chegassem em tempo recorde aos municípios. Na cidade de Cabedelo, ontem, agentes de vacinação fizeram contatos até por telefone com pessoas que já haviam se cadastrado para a segunda dose. Cerca de 300 doses do imunizante foram destinadas à cidade portuária.
O governador fez um apelo aos prefeitos e secretários municipais de Saúde no sentido de mobilizar suas respectivas equipes para a vacinação rápida, em relação à segunda dose. “Vamos trabalhar juntos para que a Paraíba continue sendo um dos Estados que mais vacinou sua população”, conclamou o governante. Hoje, no Palácio da Redenção, o governador João Azevêdo recebe em audiência o ministro da Educação, Milton Ribeiro, para discussão de reivindicações de interesse do Estado no setor. A pauta específica, entretanto, não foi divulgada. O ministro, antes, cumpre agenda com o reitor da Universidade Federal da Paraíba.