Nonato Guedes
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, que esteve em João Pessoa, ontem, para proferir aula magna na Universidade Federal da Paraíba, foi recebido no Palácio da Redenção pelo governador João Azevêdo, que apresentou os projetos do governo do Estado para fortalecer o sistema de ensino nos níveis básico, fundamental e médio. Também foram pleiteadas, pelo chefe do Executivo estadual, parcerias para melhoria na infraestrutura de unidades escolares, apoio para o financiamento das escolas de ensino integral, implantação de laboratórios e de centro de mídias para a produção de aulas virtuais.
“Nós tivemos a oportunidade de apresentar ao ministro o que é a educação da Paraíba, o fato de nós sermos o primeiro Estado do Brasil a ter o maior percentual de escolas do ensino médio em tempo integral, mas das 302 unidades escolares apenas 66 recebem financiamento. Nós também pleiteamos a criação do Centro de Mídias para a produção de aulas on-line, considerando que temos o melhor ensino à distância, e eu espero que possamos obter frutos das demandas apresentadas”, detalhou o governador João Azevêdo. Na ocasião, o secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, fez uma explanação de projetos exitosos desenvolvidos pela gestão paraibana, a exemplo do Integra Educação PB, que já conta com a adesão dos 223 municípios paraibanos e tem como objetivo alfabetizar 100% das crianças na idade certa, assim como corrigir o déficit de aprendizagem e a distorção idade-ano dos estudantes das redes estadual e municipais de ensino.
Igualmente foram destacados os programas Se Liga no Enem, Desafio Nota 1000 e Primeira Chance, além das obras de reforma e construção de escolas e ginásios e de implantação de laboratórios. Por sua vez, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, elogiou os avanços no ensino da Paraíba. “Nós parabenizamos o governador pelos índices e os avanços da educação do Estado, o que demonstra o comprometimento com o segmento, e temos o compromisso de fazer com que os recursos cheguem porque o nosso trabalho é investir na educação”, comentou o ministro Milton Ribeiro. Estiveram presentes o secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas, o presidente do FNDE, Marcelo Ponte, o reitor da Universidade Federal, Valdiney Gouveia e o pró-reitor de Planejamento da UFPB, Paulo de Tarso. Ainda participaram da reunião os secretários Ronaldo Guerra (chefe de Governo), Gabriel Gomes (secretário executivo de Gestão Pedagógica), Elis Regina (secretária executiva de Administração de Suprimentos e Logística da Educação) e o deputado estadual Wilson Filho.