O deputado Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, informou, ontem, que a Mesa Diretora da Casa está tomando as providências, através da elaboração de um Plano de ação, para definir o retorno das sessões presenciais naquele Poder, após cerca de um ano e dois meses de interrupção devido à pandemia do novo coronavírus. O dirigente notou que, apesar das restrições adotadas dentro das medidas de isolamento social recomendadas por autoridades sanitárias, o Legislativo não tem sido omisso – pelo contrário, tem alcançado elevados índices de produtividade em sessões virtuais e em audiências públicas para a discussão de problemas de interesse da população paraibana.
Galdino referiu-se, particularmente, a projetos que foram aprovados em sessões remotas, colaborando com o próprio governo do Estado para concretizar iniciativas destinadas ao enfrentamento à pandemia de Covid-19. As proposituras, de acordo com ele, envolveram autorizações para liberação de recursos específicos para o combate à epidemia em todas as regiões do território paraibano. Salientou, por outro lado, que as sessões remotas constituíram alternativa adotada pela Assembleia da Paraíba, de forma pioneira, no país, para garantir a segurança sanitária de deputados, de servidores da Casa de Epitácio Pessoa, bem como dos interessados em acompanhar os trabalhos parlamentares. Lembrou Adriano que houve casos de funcionários e deputados infectados ou vitimados por Covid, o que exigiu que os protocolos de segurança fossem reforçados.
– A Assembleia Legislativa da Paraíba destaca-se entre as congêneres no país pela proatividade que demonstrou em pleno período de calamidade pública. E muitas das iniciativas propostas pelos senhores deputados e senhoras deputadas, referentes, especificamente, a medidas de prevenção e de enfrentamento à doença contribuíram para otimizar o conjunto das providências gerais que vinham sendo tomadas pelas autoridades sanitárias – enfatizou o presidente Adriano Galdino. Ele foi explícito, também, quanto à luta dos deputados por empenho das autoridades estaduais com vistas a assegurar a aquisição de vacinas, bem como as sugestões encaminhadas para facilitar a logística de distribuição de doses de imunizantes e o favorecimento a grupos sociais tidos como prioritários.
Para Galdino, a proatividade da Assembleia Legislativa foi importante para coroar o trabalho desenvolvido pelo governo do Estado e por prefeituras municipais, através de suas respectivas secretarias de Saúde, no esforço comum para debelar a expansão da pandemia pelas regiões da Paraíba. Da mesma forma, destacou que a ALPB foi extremamente sensível ao drama paralelo enfrentado por segmentos da população paraibana em virtude do fechamento de postos de trabalho e da crise econômica que se abateu devido às medidas de isolamento social. Ele deixou claro que o retorno das sessões e de outras atividades no modo presencial “não é para já”, como chegou a ser cobrado pelo deputado cabo Gilberto, líder da oposição na Assembleia Legislativa. “Mas ocorrerá num breve espaço de tempo, cogitando-se a adoção do modelo híbrido que prevê sessões presenciais e sessões virtuais, ainda como parte do empenho para garantir o bem-estar de todos”, finalizou o presidente.