Nonato Guedes
A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, mulher do governador João Azevêdo, reiterou que ficou bastante sensibilizada quando foi presenteada com bonecas de feltro produzidas pelas reeducandas e artesãs do projeto Castelo de Bonecas, inspiradas na advogada e maquiadora paraibana Juliette Freire, que participa da edição 21 do reality show Big Brother Brasil, cuja finalíssima deve ocorrer hoje. Ao receber o presente, ela agradeceu e enalteceu o trabalho de ressocialização e reinserção social promovido pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e pela direção da penitenciária feminina Maria Júlia Maranhão que, desta vez, homenageia uma paraibana que tem representado a garra e a força dos paraibanos e paraibanas e o sentimento de “nordestinidade”. E frisou: “Nós somos todos Paraíba e torcemos para que o nosso povo conquiste novos espaços e tenha muito sucesso porque o espírito de luta do nordestino supera e vence todos os desafios”.
A entrega do presente foi realizada na sexta-feira, por Cynthia Almeida, diretora da Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão. A primeira-dama ainda destacou a qualidade do trabalho realizado pelo projeto Castelo de Bonecas. “São lindas bonecas, uma bela produção, e os valores das encomendas são revertidos na aquisição de novos aviamentos para confecção das peças e a outra parte é depositada nas contas das reeducandas que são administradas pelos familiares, possibilitando que elas ajudem no sustento de seus filhos e parentes”, acrescentou. O governador João Azevêdo comentou que, reconhecida pela sua fibra, carisma e verdade, a paraibana Juliette Freire inspirou as reeducandas do projeto Castelo de Bonecas, do presídio Júlia Maranhão, para produzirem essas bonecas. “Este é mais um projeto importante para promover a ressocialização, tão necessária para a construção de uma cultura de paz na nossa sociedade”, expressou Azevêdo.
A diretora da Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, Cynthia Almeida, comemorou o reconhecimento e a repercussão do trabalho das reeducandas. “Em menos de 24 horas após a postagem do governador nas redes sociais, já tínhamos conseguido contabilizar mais de duzentas encomendas nas mensagens que abrimos porque ainda não havíamos conseguido visualizar todas as demandas, que são muitas. Estamos passando todo o sucesso das bonecas para elas e todas estão felizes pelo reconhecimento do trabalho e estamos gratas por isso”, adiantou. Ela também evidenciou as iniciativas da Secretaria da Administração Penitenciária no processo de inclusão e reinserção social. “A nossa Secretaria tem vários projetos neste sentido e o governo tem fortalecido essa política de Estado e nós temos abraçado essa missão e feito valer a pena porque entendemos que todos merecem uma nova chance e uma nova oportunidade”, falou. As encomendas das bonecas de feltro da Juliette poderão ser feitas por meio do perfil do projeto Castelo de Bonecas no Instagram. Além disso, os demais projetos de ressocialização empreendidos pela Secretaria da Administração Penitenciária podem ser acompanhados por meio do perfil no Instagram.