Nonato Guedes
O advogado Raoni Lacerda Vita confirmou, ontem, que é candidato à presidência da seccional paraibana da Ordem dos Advogados do Brasil nas eleições programadas para se realizar em novembro deste ano, concorrendo pelo bloco de oposição que combate o esquema do atual presidente Paulo Maia. Vita se disse bastante sensibilizado com a manifestação de apoio, formulada ontem, pelo renomado advogado Johnson Abrantes, que vinha sendo cogitado para postular o cargo mas que sinalizou engajamento no projeto da candidatura de Raoni. “É na pluralidade de ideias, unindo experiência e juventude, que conseguiremos apresentar as melhores soluções para os graves problemas existentes”, salientou Vita, acrescentando que percorrerá uma trajetória que vise a facilitar com que a advocacia paraibana “respire um novo tempo”.
– Participamos de um movimento que aglutina a experiência com a juventude, em favor de um futuro melhor para a advocacia paraibana – esclareceu o candidato Raoni Lacerda Vita. Em nota sobre as eleições 2021 da OAB/PB, o Escritório Johnson Abrantes Sociedade de Advogados, pelo seu sócio majoritário Johnson Abrantes, bem como pelos sócios Edward Johnson Gonçalves de Abrantes e Bruno Lopes de Araújo, explicou o seu posicionamento a respeito da disputa. Textualmente, informou: “Após inúmeras manifestações de colegas de todo o Estado da Paraíba no sentido de estimular a candidatura do nosso sócio à presidência da OAB/PB, passamos a dialogar com diversos atores envolvidos neste processo eleitoral e chegamos à conclusão de que a advocacia se encontra numa situação-limite de extrema desvalorização perante as autoridades e a própria sociedade, em razão da omissão dos que comandam hoje a nossa instituição.
Sendo assim, não poderíamos trilhar outro caminho senão o de tentar uma nova via diferente da que atualmente comanda os destinos da nossa OAB/PB, ou seja, que lute por mudanças radicais no que aí está posto. Também por entender que essa guinada está acima de qualquer interesse pessoal, compreendemos a necessidade premente de união de todos aqueles que querem transformações verdadeiras, sob pena de continuarmos neste marasmo atual. Diante disso, e quanto ao quadro sombrio que deparamos, e despido de qualquer vaidade pessoal, compreendemos que as oposições possuem um quadro de advogado(a)s com excelentes posições de bem representar a advocacia na condição de candidato a presidente da nossa gloriosa instituição OAB/PB.
Entre os nomes ventilados, destacamos o do advogado Raoni Vita, que tem uma trajetória profissional e administrativa reconhecida, além de ter ideias voltadas para as mudanças e valorização da advocacia, com atenção especial para a jovem advocacia. Desse modo, considerando que nossa equipe de advogados tem uma pendência muito grande com nossos clientes, na grande maioria agentes públicos e outras categorias, fica impossível ao advogado Johnson Abrantes se dedicar por inteiro às atividades rotineiras da OAB/PB na hipótese de ser candidato e eleito presidente como tem sido o seu projeto inicial. Ficamos na expectativa de novos entendimentos com as oposições à atual gestão da OAB/PB, mas colocando o nome do advogado Johnson Abrantes como segunda opção para pleitear o honroso cargo de Conselheiro Federal em uma das três vagas previstas no estatuto do CFOAB, dentro de um consenso a ser estabelecido com outros postulantes, que têm o direito de compor uma chapa competitiva e harmônica.
Ressaltamos, por oportuno, o advogado Raoni Vita, que ao longo da sua militância tem abraçado todos os nossos objetivos e bandeiras por uma OAB mais plural, inclusiva, com a participação efetiva de todos os segmentos da advocacia e que esteja 100% voltada para a defesa intransigente e diuturna contra os abusos que vêm sendo cada vez mais perpetrados contra a advocacia paraibana. Propomos caminhar juntos nesta trincheira, trabalhando por novos tempos. Esta nossa posição expressa um sentimento de solidariedade aos que estão empenhados nas mudanças que a grande maioria dos advogados e advogadas da Paraíba reclamam neste momento de mudanças. João Pessoa, Maio de 2021. Johnson Gonçalves de Abrantes’.