Nonato Guedes
O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), ex-candidato a prefeito de João Pessoa nas eleições do ano passado, declarou estar preocupado com a situação dos Centros de Referência em Educação Infantil (CREIS) da Capital paraibana e destacou os prejuízos que o não funcionamento desses centros está acarretando. Ao todo, conforme ele, são mais de 15 mil crianças prejudicadas com a falta das aulas presenciais. Ruy também frisou que são inúmeros os impactos nas famílias, já que muitos pais estão perdendo emprego por não ter onde deixar os filhos. O parlamentar fez um apelo para que a gestão do prefeito Cícero Lucena realize um mutirão a fim de imunizar essa equipe.
– A situação dos CREIS é muito crítica. São mais de 15 mil crianças da educação infantil, de 0 a 5 anos, sem poder assistir aula nos Centros de Referência. Quase 10 mil famílias estão prejudicadas. Muitos pais só têm aquele local para deixar a criança. Com todas elas em casa, fica difícil os pais conseguirem sair para trabalhar. Já ouvi relatos de gente perdendo emprego por causa disso – expôs Ruy Carneiro. O parlamentar também lembrou que alguns pais, devido à situação de vulnerabilidade social, só tinham a refeição do CREI para garantir o sustento das crianças. Nos CREIS, popularmente conhecidos como creches, além do ensino, elas tinham acesso a cinco refeições diariamente. Agora recebem apenas um kit que não supre a mesma assistência, contou Ruy Carneiro.
Na versão do parlamentar tucano, os professores e colaboradores devem entrar na lista de prioridade de João Pessoa. Seu argumento é o de que João Pessoa sofre um equívoco administrativo na distribuição da vacina contra a Covid-19 que está sendo feita. E explicou: “Educação é essencial. A gestão municipal deveria fazer um mutirão para imunizar essa equipe. Com todos eles imunizados, as crianças poderiam voltar para os CREIS e os pais conseguiriam trabalhar. O problema é que a prefeitura começa vacinando um grupo, não termina aquele e já parte para outro. Não existe planejamento”.
Por outro lado, após vacinar 873 gestantes e puérperas, com e sem comorbidades, ontem, contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde de João Pessoa retoma o cronograma de vacinação amanhã, 10, com aplicações dos imunizantes Coronavac (Butantan) e Oxford (Astrazeneca) para quem precisará da segunda dose, gestantes e puérperas com e sem comorbidades, além de pessoas com deficiência (30+), trabalhadores de saúde (25+) e adultos com 35 anos ou mais que tenham comorbidades. As gestantes e puérperas imunizadas ontem receberam a primeira dose do imunizante da Pfizer nas Policlínicas Municipais. Neste domingo não haverá vacinação por conta do Dia das Mães. Essa pauta é para que os profissionais envolvidos na campanha possam aproveitar a data com suas mães e seus filhos, como explicou a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Aline Grisi.
Conforme a programação organizada pela Secretaria de Saúde do município, na segunda-feira será aplicada a segunda dose nos grupos que já se vacinaram com as primeiras doses de Coronavac e e Oxford. Já com relação à primeira dose, a aplicação segue com a imunização das gestantes e puérperas, com e sem comorbidades, que vão receber a vacina da Pfizer nas Policlínicas Municipais de Mandacaru, Cristo, Mangabeira, Jaguaribe e Policlínica das Praias. As pessoas com deficiência, que tenham 30 anos ou mais, também receberão a vacina da Pfizer. As doses serão aplicadas no Instituto dos Cegos da Paraíba, Centro Helena Holanda, Associação Pestalozzi da Paraíba e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae. Com relação aos trabalhadores da saúde que tenham 25 anos ou mais e as pessoas com 35 anos ou mais com comorbidades serão imunizadas com a vacina Astrazeneca. Esses grupos poderão receber as doses nos drives thru do Mangabeira Shopping, Santuário Mãe Rainha, ou ainda em mais cinco ginásios. Para facilitar a identificação do posto de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para o agendamento através do aplicativo Vacina João Pessoa ou ainda pelo site vacina.joaopessoa.pb.gov.br, garantindo a imunização no local indicado, com agilidade e segurança.
As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a prefeitura de João Pessoa e governo do Estado, respectivamente. para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma deverá acessar o aplicativo na categoria 99 Pop e inserir o código promocional “Promocodes” destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa.