O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), comemorou a decisão do desembargador federal Cid Marcondes, plantonista do TRF-5, que concedeu a tutela antecipada para que o município possa vacinar já neste domingo os trabalhadores da educação, em conjunto com outros grupos prioritários, como moradores de ruas. Para Cícero, “houve um desfecho positivo, depois de demandas judiciais”, referindo-se a liminar que havia sido concedida suspendendo a imunização de trabalhadores de educação. “Como tenho sempre repetido: lugar de vacina é no braço de quem precisa”.
A prefeitura de João Pessoa preparou um esquema especial para a vacinação dos trabalhadores da educação do ensino básico (creches, pré-escolas e ensino fundamental), que residem e trabalham na Capital, com o imunizante da Pfizer. O esforço para vacinar esses profissionais recebeu o título de Domingo na Escola, abrangendo dez postos espalhados pela cidade em horários diferentes, de 8h às 1h e de 8h às 15h. O atendimento é exclusivamente através do agendamento via aplicativo Vacina João Pessoa. Também prossegue neste domingo a vacinação dos moradores de rua iniciada ontem, após dois adiamentos por causa das chuvas que caíram em João Pessoa. Além da vacinação, as pessoas em situação de rua também estão sendo atendidas com a testagem para Covid-19 e outras questões de saúde. Um ônibus vai ao encontro delas, nos locais onde vivem.
Cícero Lucena ressaltou que a vacinação de quem trabalha nas escolas é uma vitória importante contra o vírus que atrapalhou a educação de crianças e adolescentes. “Todos estão de parabéns. Estamos dando um passo importante para a retomada das atividades normais em nossas escolas”, concluiu o prefeito.