O Secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, informou que chegou, ontem, uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19, com o total de 143.400 doses de três fabricantes: Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. Os imunizantes serão distribuídos pela Secretaria Estadual de Saúde nesta quarta-feira para os 223 municípios completarem o esquema vacinal dos idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde com a segunda dose da vacina. Ainda com esta entrega, 10 municípios poderão dar início à vacinação de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidade, pessoas com deficiência permanente que utilizam o auxílio BPC.
A vigésima pauta de distribuição prevê a entrega de 61.510 doses da vacina Coronavac/Butantan para os municípios que sinalizaram atraso no esquema vacinal. Destas doses, 800 serão destinadas aos profissionais de forças de segurança e salvamento, que já tomaram a dose 1. Já os imunizantes da AstraZeneca (65.200 doses), que chegaram neste lote, serão distribuídos ao se aproximar da data de aplicação da segunda dose. De acordo com a resolução da Comissão Intergestora Bipartitr, as vacinas Coronavac/Butantan que fazem parte da vigésima pauta de distribuição devem ser utilizadas obrigatoriamente para o fechamento de esquemas vacinas em aberto e nenhuma delas pode ser utilizada como primeira dose.
O Secretário Geraldo Medeiros enfatiza que esta remessa vem para colocar em dia o esquema vacinal dos paraibanos e que as doses de Coronavac/Butantan serão monitoradas pela Secretaria Estadual de Saúde. “As doses que não forem utilizadas pelo público prioritário vigente devem ser devolvidas para que não seja ampliado o público sem o devido planejamento, vindo a faltar doses para cumprir o esquema vacinal em sua integralidade, causando prejuízos à resposta imunológica da população”. As vacinas da Pfizer/Cominarty (11.700), também serão distribuídas nesta quarta-feira para 10 cidades: Bayeux, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, Itabaiana, João Pessoa, Patos, Santa Rita e Sousa. As doses deverão ser utilizadas para o início do esquema vacinal das pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidade e deficientes permanentes que fazem uso do auxílio BPC>