Nonato Guedes
O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que tem sido apontado como provável candidato ao Senado nas eleições do próximo ano, ironizou os que fazem especulação política e que ele chamou de “apressados”, recomendando-lhes o uso do medicamento “Lexotan”, de tarja preta, para conter a ansiedade quanto a definições de chapas para o pleito do próximo ano. O parlamentar, em declarações a uma emissora de rádio em João Pessoa, não confirmou nem desmentiu os rumores sobre a provável candidatura majoritária, limitando-se a lembrar que no tempo oportuno tais assuntos serão deliberados.
Irmão de Daniella Ribeiro, primeira mulher eleita senadora na história da Paraíba, Aguinaldo não foi mencionado apenas por “especuladores políticos”. O próprio governador João Azevêdo (Cidadania), que tem se mostrado cauteloso em prognósticos sobre a campanha eleitoral do próximo ano, admitiu que o parlamentar por Campina Grande seria um bom nome para compor chapa majoritária disputando vaga ao Senado. O PP é o partido do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, que foi eleito em segundo turno no ano passado com o apoio de João Azevêdo. As versões que circulam nas rodas políticas dão conta de que a agremiação está dividida entre lançar Daniella ao governo do Estado ou Aguinaldo para a vaga de senador.
Aguinaldo foi, recentemente, “dispensado” pelo presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP), da missão de continuar à frente da relatoria do projeto de reforma tributária, depois de ter apresentado o seu parecer, que foi considerado substancioso. O projeto da reforma tributária, entretanto, deverá seguir diretrizes traçadas pelo Palácio do Planalto, conforme ideias acatadas e sugeridas pelo próprio presidente Jair Bolsonaro e que não constaram do texto final apresentado pelo deputado paraibano. Em relação à disputa eleitoral de 2022, Aguinaldo notou que tem se limitado a acompanhar movimentos de bastidores, mas entende que as grandes definições ainda estão para ocorrer, tanto no cenário regional como na conjuntura nacional. Além do seu nome, é cogitado na Paraíba para a disputa ao Senado o do deputado federal Efraim Filho, do Democratas, que já conta com apoios importantes, como o do senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente estadual do MDB.