Nonato Guedes
O escritor, poeta e editor Juca Pontes lançará sábado, de forma virtual, “As Flores do Meu Jardim”, ilustrado pela paraibana Jô Cortez, com 192 páginas e sob o signo da MVC/Forma e que diz não ser um livro infantil, mas que é dedicado à infância, aos seus quatro netos – Ravi, Maíra, Ben e Joaquim. A maioria das poesias é inédita e algumas, por terem referência à infância, foram extraídas dos seus livros “Ciclo Vegetal”, lançado em 2013, e “Mar do Olhar”, de 2017, que também contou com exposição de desenhos do artista plástico Flávio Tavares. “As flores são o que eu tenho de mais importante, que são os meus filhos, netos e amigos; o jardim representa o meu universo, por onde transito cotidianamente”, explicou Juca Pontes em entrevista ao jornal “A União”, falando sobre a escolha do título da obra. O lançamento do livro ocorrerá a partir das 10h, pelos perfis no Instagram do “Livro Live” e da Livraria do Luiz.
Dos sete livros lá publicados, este mais novo foi o que recebeu a maior carga de carinho durante o processo de criação, segundo revela Juca Pontes. A obra ainda possui poemas que remetem à própria época de criança de Juca Pontes e do que ele presenciou. A referência, nesse caso, é a sua mãe, Maria Lúcia, por ele definida como a essência de tudo que aprendeu e é. Ela morreu quando Juca tinha 14 anos de idade, “mas deixou o olhar de carinho, respeito e também uma coisa formidável, que é o amor. O que vivi e aprendi com minha mãe, tudo isso transferi para meus filhos, netos e amigos”, ressaltou ele. Outra personalidade presente na antologia é Augusto dos Anjos, “o nosso maior poeta brasileiro, que não podia deixar de estar presente na minha história”. Há outros poemas dedicados a amigos como o jornalista Gonzaga Rodrigues, o jornalista e publicitário Martinho Moreira Franco, que morreu em fevereiro passado, aos 74 anos de idade, o poeta Sérgio de Castro Pinto e os artistas plásticos Flávio Tavares, Chico Ferreira e Clóvis Júnior, “de convivências mais duradouras”.
Juca Pontes revela que o livro é de muita felicidade e que, por meio dele, pode homenagear os que lhe querem bem. “Isso, para mim, é o maior encanto, pois posso expressar o que mais preservo: o carinho e a amizade pelas pessoas”. Juca Pontes informou que por causa da pandemia do coronavírus teve que buscar alternativas para realizar eventos literários com que é habituado a lidar ou se envolver. Um dos caminhos encontrados foi, por meio de uma parceria com a Livraria do Luiz, no centro de João Pessoa, criar o projeto “Livro Live” (@livrolive) e promover essa atividade através do perfil no Instagram da livraria, tendo o leitor a opção de receber a obra no endereço que desejar, dentro dos protocolos de higienização recomendados pelas autoridades de Saúde Pública.