Nonato Guedes
O deputado estadual Jeová Campos (PSB) considerou “extraordinária e muito positiva” a visita técnica realizada às obras da transposição de águas do rio São Francisco no Sertão, juntamente com representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional e da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, que aconteceu ontem, dia 28. A comitiva visitou as obras no reservatório de Tambor, no sítio Redondo, em Cachoeira dos Índios, que quando estiver pronta terá capacidade de armazenar cinco milhões de metros cúbicos de água, além das obras de construção do canal que interligará os reservatórios Caiçara e Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, encerrando-se o roteiro no reservatório Boa Vista, em São José de Piranhas, que já está construído.
O parlamentar, que representou a Casa de Epitácio Pessoa junto com o deputado Taciano Diniz, só lamentou que a pandemia não tivesse permitido que as lideranças de sindicatos e associações pudessem acompanhar a comitiva. “De fato, tivemos essa preocupação de não provocar aglomeração porque o momento nos pede muita cautela em virtude da pandemia, mas quero agradecer ao Ministério do Desenvolvimento Regional, em nome de Tiago Corte, Bruno Cravo e Cláudio, que tão bem assessoraram a nossa visita, esclarecendo questões importantes”, expressou Jeová, agradecendo, ainda, a participação de deputados do Rio Grande do Norte que integraram a comitiva.
Ainda conforme Jeová, durante a visita técnica foi abordada a questão da recuperação da barragem de Engenheiro Ávidos, que vai ser a porta de entrada das águas do Rio Grande do Norte pelo Rio Piranhas e também foi reivindicado aos técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional que as obras do Ramal do Vale do Piancó sejam executadas pelo Ministério e não pelo Dnocs. “Se essa obra continuar nas mãos do Dnocs, ela não sai. A barragem de Engenheiro Ávidos era para ter sido recuperada há mais de cinco anos e esse dinheiro está dentro da estrutura do Dnocs, mas, infelizmente, a obra nem teve início ainda”, lembrou o deputado. Além de deputados da Paraíba e do Rio Grande do Norte compuseram a comitiva que acompanhou a visita técnica prefeitos e vice-prefeitos da região, representantes da OAB e da Polícia Militar, além de profissionais de imprensa. Todos os participantes usaram máscaras e fizeram uso frequente de álcool em gel.