O grupo prioritário dos trabalhadores da educação começará a ser imunizado hoje contra a Covid-19 em toda a Paraíba, dentro da estratégia das autoridades de imprimir maior agilidade ao processo de vacinação contra a doença. Essa decisão foi pactuada entre Estado e municípios durante a reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite, que ocorreu no último sábado, 29. Esta foi uma orientação do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações, que, em Nota Técnica enviada no dia 28 de maio, justifica a estratégia apontando a necessidade de volta às aulas presenciais.
O documento ressalta impacto sociais ocasionados pela Covid-19 na educação infantil, principalmente nos grupos sociais menos favorecidos e que têm dificuldades, ou mesmo inviabilidade, para uma adesão ao ensino à distância. No grupo de trabalhadores da educação deverá ser seguida esta ordem de prioridade: creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA e na sequência os trabalhadores da educação do ensino superior, sempre priorizando os trabalhadores envolvidos na educação dos indivíduos mais jovens. Profissionais que atuam no setor administrativo dentro das secretarias estadual e municipais de educação também serão contemplados nesta fase.
De acordo com o secretário da Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 a secretaria de Estado da Saúde resolveu nortear e seguir o PNI. “Na vigência de uma pandemia, em que há a escassez de vacinas, o meio mais justo de operacionalizar a campanha é imunizar aqueles que têm mais probabilidade de precisar de internação e de morrer. O Plano do PNI é o mais completo e beneficia toda essa população vulnerável. Após novas orientações do Ministério, a reunião de sábado foi importante para definir o norte da Paraíba a partir de agora”, esclareceu. Além da inclusão dos trabalhadores da educação nesta fase da campanha, também foi deliberado e pactuado iniciar a vacinação das pessoas em situação de rua e dos funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e população privada de liberdade. Geraldo Medeiros afirma que é importante lembrar que essa vacinação irá ocorrer de maneira concomitante com os percentuais de doses enviados pelo PNI.
Uma outra orientação do Ministério da Saúde e também pactuada em CIB no sábado foi a inclusão da população em geral, entre 18 e 59 anos, na campanha de vacinação. O secretário explica que isto ocorrerá na fase seguinte da campanha e será realizada de forma simultânea, por faixa etária decrescente, junto aos demais trabalhadores de outros grupos essenciais. Geraldo Medeiros reforça a importância de seguir a imunização dos grupos prioritários abertos, contemplando aqueles que por algum motivo ainda não compareceram aos postos de vacinação. A Paraíba já registrou no sistema de informações SI-PNI a aplicação de 1.274.764 doses, sendo 843.299 pessoas vacinadas com a primeira dose e 431.465 com a segunda dose da vacina.