Nonato Guedes
O governador João Azevêdo (Cidadania) confirmou, ontem, o lançamento do voo comercial para o sertão paraibano, ressaltando a importância dessa ação para a população que reside naquela região, bem como para o incremento do turismo na área. Os detalhes sobre o voo, como a companhia e destino, serão revelados nesta terça-feira, dia primeiro de junho, às 9h, durante uma live no canal oficial do governo do Estado no YouTube. A implantação de um voo comercial para o sertão é uma antiga reivindicação de lideranças políticas de municípios como Patos, Sousa e Cajazeiras, que polarizam cidades em regiões do sertão, limítrofes com outros Estados.
A confirmação por parte de Azevêdo foi feita durante o programa Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela rádio Tabajara e pelas redes sociais do governo. De acordo com o chefe do Executivo, o voo vai interligar o sertão paraibano ao maior “hub” de voos do Nordeste. E explicou: “Isso é para que, por exemplo, o cidadão do sertão, quando quiser ir para o Rio de Janeiro, possa comprar uma passagem direta. Hoje, quem chega de um voo em João Pessoa precisa se deslocar por muitas horas de carro até o sertão. O que nós queremos é conectar uma cidade do sertão com o hub de conexões mais importantes da região Nordeste”.
O governador também destacou: “Esse voo não vai atender apenas uma cidade, vai atender a população de toda a região, que vai poder se deslocar até a cidade e de lá fazer uma conexão com outro aeroporto e ir direto para a cidade destino. Isso é muito importante, por isso fizemos essa parceria com uma companhia aérea”. Por outro lado, o governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) está participando até hoje do Brasil Investment Fórum 2021, o maior evento de atração de investimentos da América Latina. Por conta da pandemia, o BIF está acontecendo de maneira virtual e, na ocasião, estão sendo apresentadas as potencialidades da Paraíba em setores estratégicos, como indústria, energias renováveis e turismo, tendo como projeto principal o Polo Turístico Cabo Branco.
De acordo com o diretor-presidente da Cinep, Rômulo Polari, o evento é uma excelente oportunidade de networking e para apresentar o Estado a investidores internacionais. “Há algum tempo estamos nos preparando para esse evento. A Paraíba contará com um estande virtual próprio, onde compilamos informações a respeito das oportunidades de investimentos em nosso Estado, representando-o à altura que merece, nas mais diversas áreas. Todo um time de atração de investimentos e relações internacionais envolvido nisso”, enfatiza Rômulo. Em destaque, o Polo Turístico Cabo Branco, que foi apresentado aos investidores internacionais no primeiro dia do evento. O projeto tem grande impacto na retomada econômica adotada pelo Governo da Paraíba e tem sido reconhecido nacional e internacionalmente por importantes instituições, como o Ministério do Turismo, a Sudene, o Banco do Nordeste, a Apex Brasil, além de grupos de investidores internacionais que acreditam no potencial do complexo turístico e já adquiriram os primeiros lotes para instalação de seus empreendimentos.
– Demos destaque ao Polo Turístico Cabo Branco dado o seu nível de maturidade, estando efetivamente pronto para ser apresentado a investidores. Ele já faz parte da carteira nacional de projetos e tem um potencial enorme para o nosso Estado, tendo o condão de mudar a história do nosso turismo, alinhando desenvolvimento econômico, social e sustentável. Deixamos extremamente evidente: estamos de braços abertos aos investidores que tenham sustentabilidade em seu DNA – destacou Rômulo Polari. Por sua característica sustentável, o Polo Turístico Cabo Branco, além do belo mar do Nordeste e seu clima tropical, apresenta um diferencial através de seu forte apelo pela preservação ambiental e da integração do homem com a natureza, por estar ao lado da maior reserva de mata atlântica próxima à área urbana do Brasil e da maior reserva ambiental e marinha da Paraíba.