O deputado federal Rafael Pereira (Rafafá), do PSDB da Paraíba, primeiro parlamentar gay assumido do Nordeste, presidiu parte da sessão ordinária de ontem na Câmara dos Deputados que analisou vetos presidenciais de números 9, 13, 14 e 21, do exercício de 2021. “Momento histórico, hoje, no mês de São João, o mês mais importante para o povo nordestino, um gay, no mês do Orgulho LGBTQI+, presidiu o Congresso Nacional. O primeiro gay assumido do Nordeste, da Paraíba, que ocupa esse lugar de autoridade…eu me sinto muito feliz por essa oportunidade”, comentou, emocionado. “Rafafá” está no exercício do mandato substituindo ao deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), que requereu licença.
Em seu discurso na tribuna, o parlamentar ressaltou, ainda, o sentimento de alegria por ter estado na presidência da sessão em parte da votação que derrubou os vetos relacionados à Lei Aldir Blanc, que permitem o pagamento de auxílio emergencial a artistas durante a pandemia de Covid-19. A decisão, como informou ele, possibilita aos Estados transferir recursos a municípios que foram autorizados em 2020 ao longo do restante deste ano. “No nosso ‘país’ Nordeste, como eu costumo me referir aos nove Estados da região, esse dinheiro não poderia ter chegado em momento mais apropriado. Só o Nordeste perde, atualmente, cerca de R$ 3 bilhões sem a realização das suas festas juninas. Campina Grande (PB) e Caruaru (PE), juntas, deixam de arrecadar mais de meio bilhão de reais sem os festejos de São João”, frisou “Rafafá”.
O deputado em exercício ressaltou que os trabalhadores da cultura e do setor de eventos são os mais prejudicados com a crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus e sentem ainda mais os efeitos neste período do ano. “Os artistas, artesãos, quem faz a comida de milho, todos os envolvidos, sem a festa junina neste momento sofrem bastante com esta situação. A derrubada do veto traz esperança de novo para quem faz cultura neste país”, comemorou. O paraibano aproveitou o espaço para pedir ao governo federal que seja mais célere na aquisição de vacinas para a imunização da população brasileira contra a Covid-19 e apelou à população para que faça sua parte e não descuide dos cuidados sanitários.
– Já passamos de 400 mil mortes em todo o Brasil e todos os dias a gente perde pessoas queridas. Só quem perde alguém próximo sabe o que é isso. Portanto, eu aproveito esta tribuna para dizer que precisamos urgentemente de mais vacinas porque precisamos salvar vidas. Hoje só quem salva vidas são as vacinas. Aproveito para pedir a você que, escondido, vai a festas, que permaneça em casa. Precisamos nos cuidar e cuidar do próximo”, expressou “Rafafá”.