Nonato Guedes
Com o Nordeste, pelo segundo ano consecutivo, impedido de mostrar o colorido das festas juninas, que são características da região, devido à pandemia do novo coronavírus, coube ao consagrado cantor e compositor baiano Gilberto Gil, homenagear a “nordestinidade” em sua live, ontem, denominada de “Arraial do Gil”, que contou com sucessos do repertório clássico do artista e de outros artistas, num “mix” marcado pela espontaneidade e pelo profissionalismo impecável. A celebração foi transmitida pelo Globoplay e reproduzida em redes sociais, atingindo milhões de seguidores em diferentes partes do mundo. O “Arraial do Gil” recebeu para uma participação a paraibana Juliette Freire, campeã do Big Brother Brasil 21, da TV Globo.
Para Juliette, a participação e o carinho de Gilberto Gil carimbaram a sua iniciação no universo artístico-musical, que a advogada e maquiadora pretende abraçar, tendo revelado pendores para a profissão quando estava na “casa mais vigiada do Brasil”. A paraibana não escondeu seu deslumbramento com a magia do encontro com Gil e foi recebida ao som de “Paraíba”, sucesso de Luiz Gonzaga em referência às mulheres do seu Estado. Com a sister, Gil cantou “Asa Branca”, também de Gonzagão. A emoção maior da sister se deu, porém, quando começou a cantar “Estrela”, do artista baiano. “Coisa linda, meu Deus. Obrigada! É uma energia tão linda, minha gente. Essa é a nossa alma. Dançando forró, nossa história, nosso sangue, nossa vida”, declarou a paraibana. Os dois também cantaram juntos “Esperando na Janela”, outro clássico de Gil, duas vezes. Na segunda vez, Juliette disse: “Voltei. Vou embora, mas nunca”.
Em meio à apresentação, Gilberto Gil comentou: “Este ano não teve fogueira, ano passado também não teve, não teve quadrilha. Não tem fogueira nem fogos por aí, mas a gente aqui vai soltando uns rojõezinhos”. Ele também fez um alerta àqueles que não estão respeitando o distanciamento social em tempos de pandemia da Covid-19 e pediu que as pessoas passem os festejos juninos em casa, o que tem sido a tônica, também, das recomendações de autoridades médicas e especialistas em Saúde, diante da incidência alarmante de casos de contaminação e do ritmo lento da campanha nacional de imunização contra a doença. Disse Gil: “Alguns estão se aventurando, mas cuidado. Santo Antônio, São João e São Pedro estão pedindo pra gente aguardar. Esse ano são poucos os salões, mas nas casas há espaço”.
Juliette não ficou para trás e pediu que as pessoas se vacinem. “Se cuidem, se vacinem, pra que a gente possa estar juntos no ano que vem”, declarou Juliette. Além do Globoplay, a apresentação foi transmitida ao vivo pelo Multishow; O repertório contou com sucessos imortalizados na voz do baiano como “Andar Com Fé”, “Refazenda”, “Procissão”, “Toda Menina Baiana”, “A Novidade” e “São João, Xangô Menino”. Gil também interpretou canções de outros ícones nordestinos como “Respeita Januário”, “O Xote das Meninas”, “Paraíba”, “Olha Pro Céu” e “Vem Morena”, de Luiz Gonzaga, “Eu Só Quero um Xodó”, “Pedras que Cantam” e “Isso Aqui Tá Bom Demais”, de Dominguinhos. Os fãs de Juliette, que ela denominou de “cactos”, não deixaram a campeã do BBB 21 de lado em um momento como esse. A legião que segue a paraibana lotou o Twitter e manteve a participação da advogada e maquiadora – e agora cantora? – nos assuntos mais comentados da rede social.