O governador João Azevêdo recebeu, ontem, em João Pessoa, o cônsul geral da Alemanha para o Nordeste, Rainer Munzel, ocasião em que apresentou as potencialidades do Estado, oportunidades de negócios e discutiu possíveis parcerias entre o Estado e o país. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou os investimentos do Estado para fomentar a geração de emprego e estimular o turismo. “Nós temos atraído vários Centros de Distribuição, a exemplo do Magazine Luiza e do grupo Colgate-Palmolive, anunciamos a instalação da maior fábrica de painéis solares da América Latina no Estado, estamos implantando o Polo Cabo Branco e investindo em infraestrutura rodoviária”, elencou.
O chefe do Executivo destacou o reconhecimento da gestão fiscal exitosa do Estado nas esferas de governo e de mercado, situando que a Paraíba obteve o rating A junto à Secretaria do Tesouro Nacional, nota que foi referendada com a avaliação AA+ da agência Standard & Poor’s. “Estamos enfrentando a pandemia de Covid-19 mas sem descuidar da gestão fiscal, dos investimentos e de honrar com os nossos compromissos”, acrescentou. João Azevêdo também apresentou os esforços do governo no enfrentamento da pandemia de Covid, informando que há mais de 1.300 leitos exclusivos para pacientes com a doença em todo o Estado e têm sido realizados vários programas para garantir a segurança alimentar das pessoas em situação de vulnerabilidade social, a exemplo do Prato Cheio e Tá na Mesa, e da ampliação dos recursos do Cartão Alimentação e da aquisição de produtos da agricultura familiar.
O governador sugeriu parcerias na área da Educação, a partir da expansão do programa Gira Mundo que promove o intercâmbio de jovens da rede estadual de ensino, concedendo a oportunidade para o aprendizado cultural e de novos idiomas. Por sua vez, o cônsul Rainer Munzel elogiou a atuação do governante paraibano no combate da pandemia e se colocou à disposição para contribuir com a atração de investimentos da Alemanha na Paraíba. “O Estado tem um grande potencial turístico e acho importante intensificar essa relação entre a região e a Europa. Estamos prontos para ajudar e fazer a conexão com nossas instituições”, declarou. A reunião foi acompanhada pelos secretários Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Deusdete Queiroga (Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente), e pelo presidente da Cinep, Rômulo Polari Filho.