Kubitschek Pinheiro
O Centro Universitário UNIESP está mais uma vez participando da campanha Saúde pela Educação, em parceria com o Hemocentro da Paraíba. A ação visa conscientizar a população para a importância da doação de sangues. A instituição de saúde, os estoques estão reduzidos, principalmente os tipos –A, -AB e +AB.
Para doar, é preciso comparecer ao Hemocentro da sua cidade, portanto documento oficial com foto. O interessado deve atender os seguintes requisitos: ter entre 16 e 69 anos (pessoas com 16 ou 17 anos precisam estar acompanhadas de um responsável legal), ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior, estar bem alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 2 horas que antecedem a doação) e pesar no mínimo 50kg.
Já quem fez tatuagem, micropigmentação ou colocou piercing pode doar após 12 meses de realização do procedimento, no caso de endoscopia é preciso aguardar 6 meses para doar.
Por sua vez, os candidatos à doação que tiveram Covid-19, após 30 dias e estando totalmente curados e sem sintomas da doença podem doar. A vacina contra a Covid-19 , Astrazeneca impede a doação por 7 dias e a Cononavac por 48h.
Um lembrete importante diz respeito aos moradores da cidade de Conde que ainda estão impedidos temporariamente de doar; quem apenas visitou a região pode doar 30 dias após passagem pela região.
O Projeto Educação pela Saúde conta com a participação de 14 instituições de nível superior da região da Paraíba. A ação teve início como um projeto de extensão da UFPB, e foi lançada no mês de maio, em alusão ao dia mundial do Doador de Sangue (14).
A reitora do Uniesp, professora Erika Marques, enfatizou o papel social da instituição em causas como esta. “O UNIESP apoia e participa ativamente da campanha Saúde pela Educação. Entendemos que temos responsabilidade sobre essa causa. Sabemos que o estoques de sangue estão baixos e que junho é um mês crítico para os bancos de sangue. Nós como uma instituição de ensino temos a obrigação de participar e fomentar a participação de nossos colaboradores, professores e alunos. O UNIESP está focado nesta campanha e muito otimista de que tudo sairá da melhor forma e contribuiremos para o aumento da oferta de sangue nos bancos”, ressaltou.
A mantenedora do Uniesp, professora Graça Holanda Colaço Martins destacou a importância da campanha e o ato de doar sangue. “Anualmente fazemos essa parceria com o Hemocentro da Paraíba. Sabemos da importância dessa ação e quanto o Hemocentro da PB, precisa aumentar seu estoque. Doar sangue é um ato de amor”, disse a professora Graça Colaço.
O Centro Universitário Uniesp está oferecendo 25 cursos de pós-graduação de 6 meses por Ensino a Distância (EAD). As capacitações contemplam as áreas da Educação, da Gestão, do Marketing, entre outras. Confira a lista através do link: https://www.iesp.edu.br/cursos/pos-graduacao/modalidade/ead.