Nonato Guedes
A Arquidiocese da Paraíba informou ter se unido à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), aderindo à campanha “Toda Vida Importa”, em solidariedade às vítimas da Covid-19 no Estado e como alerta à população para continuar obedecendo protocolos sanitários estabelecidos pelas autoridades para evitar aglomerações e continuar usando máscaras. Ao meio dia deste domingo, as igrejas de todo o território arquidiocesano irão tocar seus sinos por cinco minutos, chamando todos a um momento de oração. Neste dia, as paróquias também celebram missas em sufrágio das almas das pessoas acometidas por complicações do vírus.
O arcebispo Dom Manoel Delson celebra a partir das 9h da manhã a Santa Missa na Comunidade Consolação Misericordiosa, no bairro Castelo Branco, com a participação dos fiéis e a transmissão através do canal de Uou Tube da Arquidiocese. O arcebispo manifestou, em comunicado, que o momento é de luto e de oração. “Não podemos perder a fé nem a esperança. Ao ouvirmos o repicar dos sinos, vamos todos nos unir em uma grande corrente de oração, clamando a Deus pelo fim da pandemia, pela recuperação dos doentes e por todos aqueles que perderam a vida para a Covid”. Dom Delson acrescentou: “Quando os sinos tocarem ao meio dia, todos são convidados a silenciar e fazer um momento de oração, seja sozinho ou com as pessoas que estão próximas. As Paróquias ficam livres para realizar momentos próprios em outros horários também, mas que o repicar dos sinos ao meio dia seja uma ação conjunta, em unidade”.
O prelado reforçou em sua mensagem: “Ao mesmo tempo que rezamos, precisamos ter consciência de que uma pandemia se combate com a participação de todos. Precisamos exigir políticas públicas eficazes, comprometimento dos governantes e ação coerente de todos os cidadãos. Usar máscara, não aglomerar, praticar o distanciamento social, higienizar as mãos, tudo isso não é mais novidade e nós precisamos respeitar os protocolos”.