Nonato Guedes
O ministro da Saúde, o cardiologista paraibano Marcelo Queiroga, volta a cumprir agenda oficial, hoje, em João Pessoa. Ele será recebido pelo prefeito Cícero Lucena (PP) em roteiro previsto para as 14h e ambos manterão reunião no Centro Administrativo Municipal, que contará, ainda, com as presenças do secretário municipal de Saúde, Fábio Rocha, e equipe da pasta. Após o encontro, todos participam de uma visita ao posto de vacinação do Mangabeira Shopping. O prefeito Cícero Lucena ressaltou que a volta do ministro ao Estado é importante para novas discussões sobre a distribuição de vacinas contra a Covid-19.
De acordo com o gestor pessoense, João Pessoa continua em posição de vanguarda, no contexto de capitais nordestinas, no que diz respeito ao Plano Nacional de Imunização Contra Covid-19. Cícero avalia que os avanços conquistados resultam de pronta solução de problemas logísticos que foram enfrentados na fase inicial, este ano, bem como do esforço permanente e dedicado das equipes da secretaria de Saúde do município para agilizar o processo de vacinação dos grupos sociais prioritários definidos no calendário. Lucena registrou que não há perda de tempo. “Havendo vacina, o pronto atendimento à população está assegurado”.
A expectativa é de que nesta sexta-feira, 25, seja ampliado o público da vacinação contra a Covid. Será dada atenção, na aplicação da primeira dose, a pessoas com 45 anos ou mais, sem comorbidade. O processo de imunização, em paralelo, será efetuado durante 24 horas seguidas, das 9h de hoje até as 9h de amanhã, dia 26. Enquanto isso, o governo do Estado anunciou a distribuição de 140.150 novas doses de vacinas, distribuídas entre imunizantes da Pfizer, da Janssen e da Coronavac, destinados ao público em geral, por idade, fora dos grupos prioritários. Foi montado um esquema especial para a distribuição com os 223 municípios do Estado.