O senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente do diretório estadual do MDB na Paraíba, esteve reunido, ontem, em Brasília, com o presidente nacional da legenda, deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), com o objetivo de discutir assuntos ligados às eleições estaduais de 2022, visando o fortalecimento da legenda em todas as unidades da Federação, tendo como foco as disputas majoritárias e proporcionais. Veneziano, que também é vice-presidente do Senado Federal, registrou a participação, no encontro, da senadora Simone Tebet, do MDB-MS.
De acordo com Veneziano, o propósito de que o MDB da Paraíba saia mais fortalecido das urnas, no ano que vem, é comungado pela direção nacional da legenda, já que a estratégia será adotada em todos os Estados. “O presidente Baleia Rossi e a senadora Simone Tebet, ao conversarem, falaram de maneira convergente sobre a importância de que o MDB esteja participando das eleições majoritárias e proporcionais no maior número possível de Estados”, salientou Veneziano, acrescentando que segue a mesma linha de raciocínio. Na avaliação dele, tratou-se de um encontro muito proveitoso, “para tratarmos das estratégias que deveremos adotar, na Paraíba e em todo o país, em relação ao pleito que se aproxima”. Complementou: “O nosso propósito é o de fortalecer ainda mais o partido e este nosso desejo da Paraíba é compartilhado pelo MDB nos demais Estados da Federação”.
Veneziano Vital do Rêgo assumiu o comando do MDB na Paraíba com a morte do senador José Maranhão, vítima de complicações da Covid-19. Ele passou a implantar um processo de reestruturação da legenda, juntamente com o ex-governador Roberto Paulino e com o filho dele, o deputado estadual Raniery Paulino, que tem atuação a partir da região do Brejo. O retorno de Veneziano aos quadros do MDB, desfiliando-se do PSB, provocou a saída do comunicador Nilvan Ferreira, ex-candidato a prefeito de João Pessoa, que disputou o segundo turno da eleição de 2020 contra Cícero Lucena. Nilvan ingressou no PTB, sendo contemplado com a presidência do diretório estadual da legenda, no vácuo da destituição do deputado federal Wilson Santiago de posições de comando.
Embora em 2018 tenha tido candidato próprio ao governo do Estado, com o nome do senador José Maranhão, que ficou posicionado em terceiro lugar, o MDB paraibano não deverá encabeçar chapa majoritária no pleito de 2022, mas, sim, apoiar a candidatura do governador João Azevêdo (Cidadania) à reeleição. Esse compromisso já ficou explícito em manifestação do senador Veneziano, que também hipotecou apoio à pré-candidatura do deputado federal Efraim Filho (Democratas) à vaga de senador. Afirma-se nos bastidores políticos que o MDB luta, através do senador Veneziano, para conquistar a vaga de vice na chapa de Azevêdo à reeleição, mas o posto é disputado por outros aliados do governador, a exemplo do deputado Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa, que está em trânsito para filiar-se ao “Avante”. O governador João Azevêdo já deixou claro que no momento oportuno pretende deflagrar os entendimentos políticos mais concretos a respeito das composições para o pleito de 2022, alegando que a prioridade máxima, na atualidade, é a gestão de governo, focada em obras e na continuidade da estratégia de combate ao coronavírus no Estado.